25 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Projeto vai “ressuscitar” o Mar Morto

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

Projeto audacioso contempla a construção de pelo menos 17 novos hotéis para atrair turistas.

Entre as montanhas do deserto e as margens do Mar Morto, Israel amplia sua oferta hoteleira com praias artificiais, experiências de lazer, serviços e um passeio marítimo para “ressuscitar” um lugar tão inóspito quanto singular, na localidade mais baixa do mundo.

“Setenta por cento dos turistas estrangeiros visitam o Mar Morto, mas não costumam pernoitar, ou o fazem por apenas um ou dois dias, e queremos que façam parte da grande comunidade de israelenses que vêm atualmente”, disse diretor-executivo da Empresa Governamental para a Preservação do Mar Morto, Kedmi à Agência Efe Nir Kedmi.

Kedmi apresentou o ambicioso projeto do Vale do Mar Morto, com o qual Israel pretende construir mais 17 hotéis, de luxo e alto padrão, entre os atuais e mais antigos complexos de Ein Bokek e Hamei Zohar, unidos no litoral por uma extensa orla marítima.

Nos anos 1970, Israel começou a desenvolver esta região turística ao sul do Mar Morto, e hoje são maioria os israelenses que passeiam com os roupões brancos das saunas dos hotéis e aproveitam os 26 graus de suas águas.

“Esta região tem enorme potencial, com o deserto e um clima perfeito no inverno, quando na Europa o tempo é horrível. Aqui não há chuvas em 99% do ano, e as temperaturas no inverno ficam entre 25 e 11 graus”, explicou Amir Halevi, diretor-geral do Ministério do Turismo para o Conselho Regional de Tamar.

O Mar Morto

As águas salgadas do Mar Morto banham as terras da Palestina – no extremo norte – e as de Israel no sul. E na outra margem se estende à Jordânia, cercadas pelas montanhas vermelhas do deserto que emolduram auroras e alvoradas singulares a cada dia.

No lugar mais baixo do mundo, a 400 metros sob o nível do mar, o clima – insuportável no verão com temperaturas que superam os 40 graus – é primaveril no inverno e suas singularidades paisagísticas o transformam em um dos destinos mais visitados.

A proximidade do deserto de Neguev e das ruínas de Masada, onde aconteceu o assédio romano à fortaleza do rei Herodes e o suicídio coletivo de seus defensores durante a Grande Revolta Judaica, misturam história e natureza como seus atrativos.

O lugar também faz parte das histórias bíblicas. Segundo a tradição, foi nas suas imediações que Lot e sua família escaparam de Sodoma e Gomorra, e Deus transformou sua mulher, Edith, em estátua de sal por desobedecer e dar a volta na fuga.

Halevi considera o Mar Morto um dos lugares mais importantes do país, não só pelo que significa hoje, mas por seu potencial, que Israel não tinha priorizado até agora em seus investimentos turísticos, e apela à necessidade de fazer melhorias e reformas que, segundo ele, avançam no ritmo planejado.

Além disso, Halevi mostra confiança de que o projeto segue os parâmetros ambientais para salvar este lago salgado que, se não for encontrada uma solução, poderia desaparecer em décadas, porque atualmente perde mais água por evaporação do que recebe pelos mananciais naturais e está secando.

Na região sul de Israel, a água chega da bacia norte, de maior profundidade, há décadas, de onde bombeiam a água que se assenta em calmas piscinas de água quente, onde os locais passam momentos de lazer nos fins de semana e durante as férias nos hotéis.

“Temos que proteger esta área”, aconselha Halevi, que acredita que este projeto turístico também ajuda na preservação de um lugar único no mundo.

*Com informações da Agência EFE


Leia mais

Fragmento de manuscrito do Mar morto é decodificado
Projeto pretende unir e decifrar fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Da Cracolândia para missões

Conhecida como a ex-bruxa da Cracolândia, Silvia Regina escreve mais um capítulo de sua história ao receber o diploma de missões. Saiba mais!

Valdemiro Santiago em crise financeira e familiar

Desde que teve os bens penhorados pela justiça, fundador e líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, tem passado por uma crise financeira e agora familiar. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!