24.4 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Projeto vai “ressuscitar” o Mar Morto

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Projeto audacioso contempla a construção de pelo menos 17 novos hotéis para atrair turistas.

Entre as montanhas do deserto e as margens do Mar Morto, Israel amplia sua oferta hoteleira com praias artificiais, experiências de lazer, serviços e um passeio marítimo para “ressuscitar” um lugar tão inóspito quanto singular, na localidade mais baixa do mundo.

“Setenta por cento dos turistas estrangeiros visitam o Mar Morto, mas não costumam pernoitar, ou o fazem por apenas um ou dois dias, e queremos que façam parte da grande comunidade de israelenses que vêm atualmente”, disse diretor-executivo da Empresa Governamental para a Preservação do Mar Morto, Kedmi à Agência Efe Nir Kedmi.

Kedmi apresentou o ambicioso projeto do Vale do Mar Morto, com o qual Israel pretende construir mais 17 hotéis, de luxo e alto padrão, entre os atuais e mais antigos complexos de Ein Bokek e Hamei Zohar, unidos no litoral por uma extensa orla marítima.

Nos anos 1970, Israel começou a desenvolver esta região turística ao sul do Mar Morto, e hoje são maioria os israelenses que passeiam com os roupões brancos das saunas dos hotéis e aproveitam os 26 graus de suas águas.

“Esta região tem enorme potencial, com o deserto e um clima perfeito no inverno, quando na Europa o tempo é horrível. Aqui não há chuvas em 99% do ano, e as temperaturas no inverno ficam entre 25 e 11 graus”, explicou Amir Halevi, diretor-geral do Ministério do Turismo para o Conselho Regional de Tamar.

O Mar Morto

As águas salgadas do Mar Morto banham as terras da Palestina – no extremo norte – e as de Israel no sul. E na outra margem se estende à Jordânia, cercadas pelas montanhas vermelhas do deserto que emolduram auroras e alvoradas singulares a cada dia.

No lugar mais baixo do mundo, a 400 metros sob o nível do mar, o clima – insuportável no verão com temperaturas que superam os 40 graus – é primaveril no inverno e suas singularidades paisagísticas o transformam em um dos destinos mais visitados.

A proximidade do deserto de Neguev e das ruínas de Masada, onde aconteceu o assédio romano à fortaleza do rei Herodes e o suicídio coletivo de seus defensores durante a Grande Revolta Judaica, misturam história e natureza como seus atrativos.

O lugar também faz parte das histórias bíblicas. Segundo a tradição, foi nas suas imediações que Lot e sua família escaparam de Sodoma e Gomorra, e Deus transformou sua mulher, Edith, em estátua de sal por desobedecer e dar a volta na fuga.

Halevi considera o Mar Morto um dos lugares mais importantes do país, não só pelo que significa hoje, mas por seu potencial, que Israel não tinha priorizado até agora em seus investimentos turísticos, e apela à necessidade de fazer melhorias e reformas que, segundo ele, avançam no ritmo planejado.

Além disso, Halevi mostra confiança de que o projeto segue os parâmetros ambientais para salvar este lago salgado que, se não for encontrada uma solução, poderia desaparecer em décadas, porque atualmente perde mais água por evaporação do que recebe pelos mananciais naturais e está secando.

Na região sul de Israel, a água chega da bacia norte, de maior profundidade, há décadas, de onde bombeiam a água que se assenta em calmas piscinas de água quente, onde os locais passam momentos de lazer nos fins de semana e durante as férias nos hotéis.

“Temos que proteger esta área”, aconselha Halevi, que acredita que este projeto turístico também ajuda na preservação de um lugar único no mundo.

*Com informações da Agência EFE


Leia mais

Fragmento de manuscrito do Mar morto é decodificado
Projeto pretende unir e decifrar fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!