back to top
18.8 C
Vitória
terça-feira, 23 DE julho DE 2024

Está proibido linguagem neutra no Brasil

linguagem neutra
Foto: Reprodução

Palavras como “amigues”, “todes”, que configuram linguagem neutra estão proibidos em projetos financiados pela Lei Rouanet no Brasil

Por Priscilla Cerqueira 

O uso de “linguagem neutra” está proibido em projetos que sejam financiados pela Lei Rouanet no Brasil. Uma portaria com essa determinação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) pela Secretaria Especial de Cultural, vinculada ao Ministério do Turismo.

“Fica vedado, nos projetos financiados pela Lei nº 8.313/91 (Lei Rouanet), o uso e/ou utilização, direta ou indiretamente, além da apologia, do que se convencionou chamar de linguagem neutra”, diz o texto, que tem validade imediata.

“O uso de signos ininteligíveis, cujo objeto é mera bandeira ideológica, impede a fruição da cultura e seus produtos, pois interrompe o processo de comunicação da língua”, disse André Porciuncula, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, ao justificar a medida.

- Continua após a publicidade -

Já foram apresentadas em 14 estados e também na Câmara Federal propostas que impedem o uso desse recurso nas escolas. Em Santa Catarina, a ideia já virou até decreto.

A linguagem

A linguagem neutra — também chamada de “pronome neutro”, “linguagem não binária” ou “neolinguagem” — é a proposta de adaptação da língua portuguesa para que as pessoas não binárias (quem não se identifica nem com o gênero masculino nem com o feminino) se sintam representadas.

Fazem parte da linguagem termos como “amigues”, “todes” e os pronomes “elu/delu”, em vez das flexões tradicionais das palavras para homens e mulheres usando as letras “a”, “e” ou “o”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -