O podcast Pastores Pela Vida tem como objetivo proporcionar um momento essencial de reflexão e cuidado com a saúde mental
Por Cristiano Stefenoni
Na tentativa de ajudar pastores que estão no limite da saúde física e mental, a Visão Mundial Brasil, organização humanitária que atua no país há mais de 40 anos, lançou o Pastores pela Vida, uma série de podcasts com programas focados no bem-estar das lideranças religiosas.
O programa conta com a participação especial do pastor e psicólogo clínico Daniel Guanaes e tem como objetivo levar aos líderes das igrejas um momento essencial de reflexão e autocuidado com a saúde mental.
“Sentimos a necessidade de olhar com mais atenção para os pastores brasileiros. A pandemia da Covid-19 mexeu muito com todos, mas muitos desses homens e mulheres, ao tentar dar suporte às suas comunidades, acabaram sofrendo de maneira silenciosa. Agora, nosso objetivo é estimular os conselhos de presbíteros, professores de seminários, presidentes de faculdades cristãs e outros líderes a examinarem as redes de apoio disponíveis e fortalecerem esse cuidado”, explica Thiago Crucciti, diretor da Visão.
Os números justificam a iniciativa do projeto. Um em cada três líderes religiosos correm risco de esgotamento, sendo que 56% deles sofrem com depressão e 65% se sentem solitários e isolados, segundo dados do Ong World Vision, em parceria com Barna Group.
A pesquisa, intitulada The State of Pastors, revelou ainda que 76% dos entrevistados conhecem algum colega de trabalho que não continuou no ministério por conta do estresse. Dos pastores que sofrem com problemas relacionados à saúde mental, 51% lideram igrejas com menos de 100 fiéis, e 56%, entre 100 e 250 pessoas.