21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Professor e a Bíblia: A incrível jornada de ensinar

professor_Bíblia
Foto: Reprodução

Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. O professor tem a árdua e difícil tarefa de compartilhar conhecimento e ensinar a Bíblia

Hoje, 15 de outubro é o dia do professor. Aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Na educação cristã, é ele o responsável por ensinar a Palavra de Deus. Tem um grande valor para a construção de um todo dentro da comunidade cristã. Além de amar as pessoas, o professor se dispõe a ensinar e dedicar-se ao aperfeiçoamento didático e pedagógico.

É servir com alegria. “O maior desafio de um professor que ensina a Bíblia é ajudar os alunos a entenderem o significado do texto bíblico para os seus leitores originais e a compreenderem as verdades eternas, os valores e os princípios, de forma a que eles identifiquem em que áreas de suas vidas tais verdades, valores e princípios precisam impactar hoje, gerando de hábitos, condutas e comportamentos novos transformados”, disse o pastor Lécio Dornas.

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador Dom Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

- Continua após a publicidade -

Cristo, o primeiro mestre

O primeiro mestre citado nas Escrituras foi o próprio Deus. Isso é notado de modo inferencial em Gênesis 3.8-11, quando Deus ia falar com Adão, na viração do dia, certamente lhe dando ensinamentos. E de maneira mais explícita, em Êxodo 4.12, quando Ele se propôs a ensinar a Moisés. Posteriormente o ensino ficou a cargo dos próprios pais (Dt 6.7-9).

Com o passar do tempo, o encargo do ensino da lei ficou sendo tarefa também dos sacerdotes e dos profetas. Até mesmo reis bondosos aliavam-se aos sacerdotes, promovendo ensino para o povo.

Para ser um professor da Bíblia é preciso primeiro ser alguém transformado pelo amor de Deus, “revelado em Jesus Cristo, que tenha recebido, através da gestão do Espírito Santo de Deus, o dom do ensino. Precisa ser apaixonado pela Palavra de Deus, aplicada ao seu estudo, sendo sempre a primeira a experimentá-la diariamente, com uma vida de oração e dependência de Deus”, afirma o pastor.

Professor se reinventa

O mundo mudou. E por isso o professor precisou se reinventar. Quem estava acostumado com as salinhas da Escola bíblica nas igrejas, também aderiu ao universo da tecnologia e da internet para ensinar a Palavra de Deus. O conteúdo é o mesmo. Mas a maneira de ensinar que é mais atrativa e dinâmica, sem perder a relevância.

“As plataformas digitais, os aplicativos de gestão de encontros e reuniões online, oferecem ampla possibilidade para aulas, do ponto de vistra do conteúdo, da didática e da interatividade. A tecnologia é uma grande bênção. Uma vez usada para fins nobres, como o ensino da Palavra de Deus, pode surpreender a todos”, argumentou Lécio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -