A máxima do cristianismo de que “a fé move montanhas” pode ser traduzida para o capitalismo do século 21 como “a fé também move a economia de um país”. No Brasil, empresários e grupos cristãos que investem na venda de produtos religiosos ou na propagação da devoção a Jesus Cristo não podem reclamar do mercado. O setor movimenta bilhões de reais ao mês no comércio de CDs, DVDs, livros, imagens, roupas, acessórios, terços, shows e uma infinidade de artigos que louvam Deus.
Só no segmento gospel, estima-se que o faturamento, incluindo toda a cadeia, gire em torno de R$ 1 bilhão ao mês, segundo a gravadora MK Music, referência no setor. Dados da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) mostram que, entre os 20 CDs mais vendidos no país em 2008 – último dado disponível -, os dos padres Fábio de Melo e Marcelo Rossi ocupavam a primeira e segunda posições, respectivamente. O padre Marcelo Rossi também é o número 1 no ranking da vendagem de DVDs, conforme a ABPD. A Federação Espírita Brasileira (FEB) planeja editar 1 milhão de livros e afirma que o centenário de Chico Xavier, comemorado este ano, vai deixar o mercado ainda mais promissor.
De olho nos números, empresários que tinham pouca tradição no comércio de produtos religiosos passaram a investir no poder dos consumidores que têm fé. É o caso da gravadora Sony Music, que já tem o padre Marcelo Rossi em seu cast, mas lançou este ano o selo gospel, que prevê a contratação de 15 a 20 artistas ainda este ano. “No Brasil, a música gospel é um fenômeno que cresce a cada dia, independentemente de classe social, faixa etária ou região. Os artistas evangélicos arrebatam um enorme contingente de fãs e simpatizantes”, afirma em nota a gravadora.
Outra gravadora, a Som Livre, mantém em seu site com destaque uma loja virtual do grupo evangélico mineiro Diante do Trono, resultado da parceria feita com a banda que arrebata milhões de fãs pelo Brasil. Mas a Som Livre conta ainda com outros dois trunfos na vendagem de CDs e DVDs: os padres Reginaldo Manzotti e a sensação do momento, o mineiro Fábio de Melo, que inclusive estreou em um cruzeiro para fãs com o sugestivo nome Navegando com Nossa Senhora.
A Editora Mundo Cristão, que também edita livros de todos os segmentos, é outra empresa que aposta no setor. Este ano, o objetivo é alcançar a marca de 2 milhões de exemplares distribuídos, sendo que 30% desse total serão bíblias. “É importante ressaltar que o mercado não religioso descobriu o livro cristão que não defende uma ideologia doutrinária, ou seja, não é ligado a nenhuma denominação religiosa, mas prega os princípios bíblicos do cristianismo”, explica o gerente de Marketing e Vendas, Claudinei Franzini.
Um dos maiores sucesso de vendas da editora é a Bíblia FaithGirlz!, criada especialmente para as adolescentes. Segundo Franzini, foram produzidas em setembro do ano passado 30 mil cópias do produto e todas vendidas no dia do lançamento por R$ 74,90 cada. “A demanda foi tão grande que vamos importar o dobro de unidades (60 mil) e conseguimos reduzir o preço em 13,5% ( R$ 59,90). Nossa expectativa é de que se esgotem novamente”, afirma Franzini, que prevê faturamento de R$ 23 milhões este ano, alta de 35% em relação ao ano passado (R$ 17 milhões).
Para quem tem tradição nos negócios da fé no país, 2010 também será um ano de investimento. Na Igreja Católica, o grupo Comunidade Canção Nova anunciou que vai aplicar ao menos US$ 5 milhões na emissora de TV Canção Nova, de acordo com informações em seu site. Já o padre Marcelo Rossi, que leva entre 8 mil e 15 mil fiéis em cada missa que celebra, está construindo na capital paulista o novo Santuário Mãe de Deus, com capacidade para até 100 mil devotos. Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, a construção terá 500 banheiros, além de uma cruz de 42 metros de altura.
Os números dos evangélicos também impressionam. A gravadora MK Music, que tem em seu cast nomes como Aline Barros e Fernanda Brum que, juntas, já venderam quase 5 milhões de CDs e DVDs, tem previsão de crescimento de 10% em 2010. O faturamento não é divulgado, mas a vendagem de CDs chega a 400 mil cópias por mês no mercado nacional. “É um número expressivo. O CD evangélico não para de vender. Ainda hoje comercializo cerca de 8 mil cópias por mês de um CD da Aline Barros de 2004”, explica o gerente comercial Carlos Knust.
Aline Barros ganhou o Grammy Latino de música cristã em 2004, 2006 e 2007. No catálogo da MK ainda estão nomes como Eyshila e Kleber Lucas, que já venderam mais de 1 milhão de CDs e DVDs cada um. Segundo Knust, o mercado tem se ampliado e o detalhe é que o gênero gospel tem atraído não só consumidores evangélicos. A MK Music é a principal empresa do Grupo MK Comunicação, que, entre outros segmentos, reúne uma editora, emissora de rádio, portal e um programa de TV, o Conexão Gospel. A gravadora ainda produz eventos como o Louvorzão, que em abril espera reunir 200 mil pessoas na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
De olho nos números, empresários que tinham pouca tradição no comércio de produtos religiosos passaram a investir no poder dos consumidores que têm fé. É o caso da gravadora Sony Music, que já tem o padre Marcelo Rossi em seu cast, mas lançou este ano o selo gospel, que prevê a contratação de 15 a 20 artistas ainda este ano. “No Brasil, a música gospel é um fenômeno que cresce a cada dia, independentemente de classe social, faixa etária ou região. Os artistas evangélicos arrebatam um enorme contingente de fãs e simpatizantes”, afirma em nota a gravadora.
Outra gravadora, a Som Livre, mantém em seu site com destaque uma loja virtual do grupo evangélico mineiro Diante do Trono, resultado da parceria feita com a banda que arrebata milhões de fãs pelo Brasil. Mas a Som Livre conta ainda com outros dois trunfos na vendagem de CDs e DVDs: os padres Reginaldo Manzotti e a sensação do momento, o mineiro Fábio de Melo, que inclusive estreou em um cruzeiro para fãs com o sugestivo nome Navegando com Nossa Senhora.
A Editora Mundo Cristão, que também edita livros de todos os segmentos, é outra empresa que aposta no setor. Este ano, o objetivo é alcançar a marca de 2 milhões de exemplares distribuídos, sendo que 30% desse total serão bíblias. “É importante ressaltar que o mercado não religioso descobriu o livro cristão que não defende uma ideologia doutrinária, ou seja, não é ligado a nenhuma denominação religiosa, mas prega os princípios bíblicos do cristianismo”, explica o gerente de Marketing e Vendas, Claudinei Franzini.
Um dos maiores sucesso de vendas da editora é a Bíblia FaithGirlz!, criada especialmente para as adolescentes. Segundo Franzini, foram produzidas em setembro do ano passado 30 mil cópias do produto e todas vendidas no dia do lançamento por R$ 74,90 cada. “A demanda foi tão grande que vamos importar o dobro de unidades (60 mil) e conseguimos reduzir o preço em 13,5% ( R$ 59,90). Nossa expectativa é de que se esgotem novamente”, afirma Franzini, que prevê faturamento de R$ 23 milhões este ano, alta de 35% em relação ao ano passado (R$ 17 milhões).
Para quem tem tradição nos negócios da fé no país, 2010 também será um ano de investimento. Na Igreja Católica, o grupo Comunidade Canção Nova anunciou que vai aplicar ao menos US$ 5 milhões na emissora de TV Canção Nova, de acordo com informações em seu site. Já o padre Marcelo Rossi, que leva entre 8 mil e 15 mil fiéis em cada missa que celebra, está construindo na capital paulista o novo Santuário Mãe de Deus, com capacidade para até 100 mil devotos. Projetado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, a construção terá 500 banheiros, além de uma cruz de 42 metros de altura.
Os números dos evangélicos também impressionam. A gravadora MK Music, que tem em seu cast nomes como Aline Barros e Fernanda Brum que, juntas, já venderam quase 5 milhões de CDs e DVDs, tem previsão de crescimento de 10% em 2010. O faturamento não é divulgado, mas a vendagem de CDs chega a 400 mil cópias por mês no mercado nacional. “É um número expressivo. O CD evangélico não para de vender. Ainda hoje comercializo cerca de 8 mil cópias por mês de um CD da Aline Barros de 2004”, explica o gerente comercial Carlos Knust.
Aline Barros ganhou o Grammy Latino de música cristã em 2004, 2006 e 2007. No catálogo da MK ainda estão nomes como Eyshila e Kleber Lucas, que já venderam mais de 1 milhão de CDs e DVDs cada um. Segundo Knust, o mercado tem se ampliado e o detalhe é que o gênero gospel tem atraído não só consumidores evangélicos. A MK Music é a principal empresa do Grupo MK Comunicação, que, entre outros segmentos, reúne uma editora, emissora de rádio, portal e um programa de TV, o Conexão Gospel. A gravadora ainda produz eventos como o Louvorzão, que em abril espera reunir 200 mil pessoas na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.