20 C
Vitória
segunda-feira, 1 junho, 2020

Produção de grãos na safra 2019/20 deve ser 8,8% maior, diz Conab

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

Foi determinado que a Prefeitura do Rio também terá que fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

Apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, essas duas culturas devem apresentar recorde de produção

estadaoconteudo.com.br

A safra brasileira de grãos 2019/20 deve alcançar 250,87 milhões de toneladas, 3,9%, ou 8,8 milhões de t, superior ao colhido em 2018/19. Em relação ao levantamento anterior (abril), houve uma queda de 0,4% (923,7 mil t a menos). Os números fazem parte do 8º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira, 12.

A Conab destaca em comunicado que, apesar do impacto causado pelos problemas climáticos na Região Sul sobre a produtividade de soja e milho, essas duas culturas devem apresentar recorde de produção.

As culturas de primeira safra estão com a colheita praticamente encerrada e a conclusão da produção ainda depende do comportamento climático nas culturas de segunda safra, que se encontram em estágio avançado de desenvolvimento, diz a estatal

Em relação às culturas de terceira safra e de inverno, o plantio ainda está em andamento. A Conab observa que os agricultores continuam suas atividades, tomando os cuidados necessários para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Com relação à área plantada, a estimativa é de um crescimento de 3,5%, ou 2,2 milhões de hectares em relação à safra passada, que significa um total de 65,5 milhões de hectares.

A produção de soja está estimada em 120,3 milhões de t, um ganho de 4,6% em relação à safra 2018/19 (115,03 milhões de t). “Com o avanço da colheita no Rio Grande do Sul, foi confirmado o menor rendimento ocasionado pelas condições climáticas desfavoráveis”, informa a Conab.

Com o fim da colheita próximo, a produção do milho primeira safra é de 25,3 milhões de t, 1,5% inferior à safra passada (25,65 milhões de t). O milho segunda safra deverá ter uma produção de 75,9 milhões de t, com área total de 13,8 milhões de hectares, um crescimento de 7%. A produção da segunda safra do cereal deverá atingir 75,91 milhões de t (aumento de 3,7% ante a safra anterior, que foi de 73,18 milhões de t).

Já o milho terceira safra deverá alcançar uma produção de 1,17 milhão de t, com uma área plantada de 511,2 mil hectares. A produção deve diminuir 3,9%, de 1,22 milhão de t em 2018/19 para 1,17 milhão de t em 2019/20. Para o milho total, que é o somatório dos três, a produção deverá ser de 102,34 milhões de t, crescimento de 2,3% ante a safra anterior (100,04 milhões de t), com área de 18,5 milhões de hectares.

A produção de feijão primeira safra ficará em 1,08 milhão de t, 8,9% superior ao volume produzido no período anterior (989,1 mil t). O feijão segunda safra deve alcançar uma produção de 1,24 milhão de t, queda de 4,9% em comparação com 2018/19 (1,30 milhão de t). A colheita já está iniciada. Estima-se uma redução de 0,8% na área cultivada, segundo a Conab.

O feijão terceira safra está em fase de plantio. A área está estimada em 589,5 mil hectares, com um crescimento de 1,5% sobre a área da safra anterior. A produção está projetada em 734,8 mil t, aumento de 0,9% (728 mil t em 2018/19). O feijão total apresenta uma produção de 3,05 milhões de toneladas, aumento de 1% sobre 2018/19 (3,02 milhões de t) e uma área de 2,9 milhões de hectares. Desse total de produção, 1,9 mil t são de feijão comum cores, 687,4 mil t de feijão caupi e 509,5 mil t de feijão comum preto.

As condições climáticas vêm favorecendo o desenvolvimento do algodão. Esta cultura deverá ter uma produção de 2,88 milhões de toneladas de pluma, 3,6% superior à safra passada (2,78 milhões de t).

A colheita do arroz está próxima de se encerrar. A produção está estimada em 10,85 milhões de toneladas, 3,9% superior ao volume produzido na safra passada (10,45 milhões de t). Dessas, 9,9 milhões de toneladas em áreas de cultivo irrigado e o restante em áreas de plantio de sequeiro.

Sobre as culturas de inverno (aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale), o plantio ainda está no início. Deve ocorrer um crescimento de 2% na área plantada, com destaque para o trigo O plantio do cereal está em andamento mostra boas perspectivas, com crescimento de 2,4% na área a ser cultivada, 2,1 milhões de hectares ao todo, e uma produção de 5,43 milhões de toneladas (aumento de 1,5%, ou 5,15 milhões de t, ante 2019).

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!