27.9 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Giuseppe Conte renuncia ao posto de primeiro-ministro da Itália

Ele estava no poder desde 2018. Mesmo ter renunciado ao cargo de primeiro-ministro, Giuseppe Conte vai continuar como chefe do governo

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, renunciou ao cargo na manhã desta terça-feira, 26. A renúncia, que já era esperada, foi confirmada pelo gabinete da presidente Sergio Mattarella, que vai iniciar um processo de consulta aos líderes partidários para formar um novo governo.

A saída de Conte já havia sido anunciada por partidários após o premiê perder a maioria no Senado nessa segunda-feira, 25, com a saída do partido Itália Viva da coalizão governista. A sigla do ex-premiê Matteo Renzi se retirou da base de apoio de Conte criticando a condução das medidas contra a pandemia do novo coronavírus.

Após o revés no Senado na segunda-feira, Conte convocou um Conselho de Ministros para uma reunião na manhã desta terça-feira para “informar aos ministros de sua intenção de ir ao Quirinale (sede da Presidência da República) a renunciar”.

Na manhã desta terça, o gabinete de Mattarella confirmou que recebeu a renúncia de Conte, de modo que o presidente vai iniciar um processo de consulta aos líderes partidários na tarde de quarta-feira, 27. Ainda de acordo com as informações divulgadas pela presidência, Conte foi convidado a permanecer no cargo até que as negociações sejam encerradas e um novo nome seja anunciado.

A renúncia do primeiro-ministro ocorre antes de uma votação-chave sobre reformas judiciais, que está prevista para ocorrer no fim desta semana. Comentaristas sugerem que o governo estava prestes a perder a votação, e, sem maioria no Senado, os governistas teriam dificuldade em aprovar qualquer outra matéria, mesmo mantendo o apoio do maior partido do Parlamento, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), que disse que continuaria a apoiar Conte.

Futuro indefinido

Com o fim do segundo governo Conte, chega ao fim também a coalizão formada em setembro de 2019, que uniu o PD (centro-esquerda) e o Movimento 5 Estrelas (antissistema). O governo durou 509 dias.

Apesar da renúncia, Conte quer continuar no cargo para um terceiro mandato, e espera conquistar o apoio de parlamentares independentes e do Centro.

A oposição de extrema-direita, liderada pela Liga – segundo partido mais numeroso no parlamento italiano -, tenta pressionar para que as eleições sejam convocadas o mais rápido possível, acreditando que uma eleição rápida possa favorecê-la.

Já o partido Forza Italia, do ex-premiê Silvio Berlusconi, oferece apoio para a formação de um governo de unidade nacional. A sigla tem 93 deputados no parlamento italiano, sendo a terceira bancada mais representada.(Com Agências Internacionais)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Itália: Deslizamento em cemitério lança 200 caixões ao mar

Causa do acidente está relacionada à erosão da falésia, que acabou sendo intensificada pelas tempestades que atingem a Itália. Saiba mais!

Presidente do Comitê de Tóquio-2020 descarta renúncia após declarações machistas

Yoshiro Mori, pediu desculpas por comentários machistas e afirmou que não renunciará ao cargo . Saiba mais!

A saga de um jovem evangelista brasileiro nas ruas de Roma

Evangelistas brasileiros estão pregando e orando por cura nas ruas de Roma, na Itália: "Jesus está no coração da humanidade", afirma Luca Martini

Itália autoriza desembarque de 265 migrantes

Os migrantes foram resgatados nos últimos dias no Mediterrâneo. Saiba mais!

Após criticar aborto, Bolsonaro é convidado para Dia Cristão na Itália

Bolsonaro foi convidado para participar do Dia Cristão na Itália, após criticar legalização do aborto na Argentina. Saiba mais!

“Vossas orações pela paz em Israel estão sendo respondidas”

Em mensagem de natal direcionada aos cristãos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu agradeceu as orações pela paz entre Israel e os países árabes. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!