23.9 C
Vitória
quinta-feira, 3 dezembro 2020

Primeiro Congresso para Surdos acontece em Vitória

Leia também

Atividades de comércio e serviços mais do que triplicaram, diz CNC

O comércio tradicional fica mais sujeito ao vaivém da atividade econômica e à capacidade de consumo da população

Embraer aponta retomada difícil, mas reforça otimismo

A Embraer estima que 4.420 novos jatos de até 150 assentos serão entregues pelo setor até 2029

Prorrogação da Força Nacional em penitenciária de Brasília

A Força Nacional atua na penitenciária desde 2019, pouco antes do então ministro da Justiça, Sergio Moro


Cerca de 300 pessoas participaram do Congresso para Surdos, realizado na Igreja Batista da Praia do Suá, em Vitória, no dia 4 de outubro.
O preletor foi o pastor surdo, Flávio Castellar e a programação incluiu louvores com dinâmica, apresentações de teatro e luz negra, apresentados pelos próprios surdos. Ao final do Congresso, um surdo se converteu. A organização do Congresso foi feita pela Convenção, na direção do pastor Osvaldo Moura. Os Ministérios Sinais da Esperança (IB de Bela Aurora), Ministério Sons do Silêncio e de Louvor (PIB Bento Ferreira) participaram do evento inédito.

Priscilla Demoner, líder do Ministério de Libras na IB do Ibes, foi a idealizadora do evento. “Em encontros com intérpretes de igrejas identificamos a necessidade de nos unir e solicitar, por meio da Convenção, um contato com todas as igrejas para identificar quais tinham ministérios atuantes e, assim, pudéssemos nos encontrar com o povo batista para compartilhar conhecimento e experiências vividas em cada região. Dessa busca surgiu o Congresso, cujo objetivo é justamente essa integração. Começamos com cinco ministérios, mas creio que muitos outros virão para honra e glória do nosso Deus. Formamos um único ministério com um único objetivo: alcançar os surdos”, frisou.

Dados do IBGE de 2010 apontam que 5.110 pessoas se declararam com deficiência auditiva no Espírito Santo por não conseguirem ouvir de modo algum. Porém, há uma diferença entre deficiente auditivo e surdos, pois estes, conforme decreto 5626/2006 que regulamenta a Lei 10436/2002, traz a seguinte definição: “considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua de Sinais – Libras”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!