22.1 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto 2022

Previsão do Tempo: como será o mês de setembro no Brasil?

Foto: Mister Shadow / AE

Na região Sudeste, as temperaturas aumentam ao longo do mês, assim como a frequência das chuvas. A exceção fica por conta do sul de São Paulo, que terá menos chuva que a média.

Por Victor Rodrigues 

A previsão indica um mês de setembro com temperaturas mais altas. Os dias serão muito quentes na maior parte do país, com poucos períodos de temperaturas mais amenas.

A chuva retorna na segunda quinzena do mês de forma regular em áreas do centro-sul do Brasil, com exceção do leste do Paraná e do sul de São Paulo.

As áreas entre o Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará e o estado do Tocantins devem ter menos chuva do que é comum para a época do ano e temperaturas altas. Confira a tendência completa por Região.

Sul

Neste mês de setembro as frentes frias estarão passando de forma mais oceânica, provocando chuva principalmente na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No noroeste do Paraná, os fluxos de umidade da Amazônia também vão contribuir para deixar o tempo mais chuvoso. As demais áreas do interior e ao norte da Região ainda terão menos chuva que a média histórica. As massas de ar frio serão menos intensas, por isso, a tendência é que as temperaturas fiquem acima da média.

Sudeste

As temperaturas aumentam ao longo do mês, assim como a frequência das chuvas. O volume acumulado no mês deve ficar próximo à média Climatológica na maior parte da Região. A exceção fica por conta do sul de São Paulo, que terá menos chuva que a média.

O tempo fica seco e com temperaturas altas na primeira quinzena do mês, mas não tão quente quanto no ano anterior. Na segunda quinzena, a chuva retorna de forma mais regular e os dias ficam abafados.

Centro-Oeste

Entre o Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso, os fluxos de umidade vindos do interior do país vão predominar, acumulando volumes acima da média. Com mais dias de chuva e céu nublado, as temperaturas devem ficar mais amenas nestas áreas. No leste de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, o volume de chuva varia entre a média e ligeiramente abaixo da média, que já é bem baixa nesta época do ano.

Nordeste

Neste mês de setembro os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL) continuam ocorrendo e provocando chuva na Região, especialmente no litoral. Entretanto, devido às anomalias negativas de temperatura no Atlântico próximo à costa, os DOLs serão menos frequentes. As temperaturas ficam altas, principalmente sobre áreas do interior nordestino.

Norte

A chuva persiste sobre toda a faixa norte da Região, com previsão de mais chuva acima da média histórica, ainda influenciada pelo Pacífico Equatorial com uma tendência fria. As temperaturas seguem estáveis em toda a Região, próximas à média.

Com informações do Clima Tempo 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se