30.6 C
Vitória
quinta-feira, 29 outubro 2020

Combate a gravidez precoce na adolescência

Leia também

13º salário injetará R$ 208 bi na economia, diz CNC

O levantamento se baseou em dados da massa salarial paga aos trabalhadores formais da iniciativa privada e do setor público

‘Nós estamos fazendo mais com menos’, diz Bolsonaro

"É uma honra muito grande ter um Exercito brasileiro com esse grau de patriotismo e dedicação à pátria", decalarou o presidente

Ex-porta-voz Rêgo Barros critica Bolsonaro em artigo

No ano passado, o porta-voz passou a ser alvo de críticas de um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ)

Governo federal iniciou campanha sobre o tema: “Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois”

Em razão da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, iniciada no último sábado (1), o Governo Federal  lançou nova campanha. A peça sugere abstinência sexual para evitar a gravidez precoce, e deve ser veiculada em TV aberta, outdoors e na internet no mês de fevereiro.

A prevenção, segundo especialistas, passa pela educação dos jovens e pela inclusão dos meninos nas discussões, ainda focadas nas garotas. “Os pais deveriam acompanhar os filhos na consulta e as escolas deveriam ter isso na programação, discutir como o assunto vai ser posto para os adolescentes”, diz Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de obstetrícia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp).

Segundo ela, as campanhas precisam apresentar orientações não só para as adolescentes. “A mensagem subliminar é que a gravidez é uma responsabilidade da mulher. O foco é nela, mas ela não teve o bebê sozinha.”

Sociedade Brasileira de Pediatria 

Na última semana, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apresentou documento com posicionamento contrário ao incentivo à abstinência sexual. O primeiro vice-presidente da SBP, Clóvis Constantino diz que prevenir a gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública. “Se colocarmos o adolescente em uma redoma, estamos criando um problema.” Para ele, os pais devem conversar com os jovens.

“Se sistematizamos a orientação, não teremos alguém informado de maneira adequada, e o jovem vai buscar orientação com os amigos, com pessoas que não têm a informação correta.”

Mudança

Em 2016, a analista de atendimento Valéria Coutinho da Silva, 44, foi surpreendida pela gravidez da filha de 16 anos. “Fiquei chateada por atrapalhar a vida e a carreira dela.” Ela conta que a jovem chegou a ficar deprimida, mas conseguiu terminar os estudos e já faz planos para a faculdade.

Mãe também de um casal de gêmeos de 14 anos, Valéria diz que mudou a sua forma de abordar a questão. “Depois do que aconteceu, fiquei mais aberta a isso. Tinha a impressão de que ela ainda era criança e isso não aconteceria. Agora, consigo ter uma visão de que são adolescentes e estão sujeitos a isso. Então, têm de se prevenir”, completa.

Coach e mentora de carreiras, Meire Rose Correa, 35, foi mãe aos 19 anos, quando cursava o terceiro semestre do curso de Direito. “Logo no início da gestação, foi posto que o pai do meu filho não assumiria a criança. Não foi uma gravidez planejada e acabei interrompendo meus estudos. Foi um momento decisivo”, afirma.

*Da Redação, com informações do Terra 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Está preso homem que estuprou e engravidou menina de 10 anos no ES

A polícia prendeu na madrugada desta terça-feira, 18, o acusado de estuprar e engravidar no Espírito Santo uma menina de dez anos. Ele era tio da criança, que teve a gravidez interrompida em um hospital no Recife.

O aborto da fé

Nenhuma espécie de aborto é autorizada por Deus. Porém há uma infinidade de práticas e atos que igualmente não são autorizadas por Deus, mas que frequentam nosso meio

‘Enquanto eu for presidente, não haverá aborto’, diz Bolsonaro a apoiadores

Além disso, no último sábado (18) Bolsonaro desceu a rampa do Palácio do Planalto e conversou com um grupo que protestava contra o aborto. Saiba mais!

Em plena crise, STF pauta aborto em casos de zika vírus

"Um tremendo erro, como política pública, como valor humano de uma sociedade que se queira inclusiva, protetora dos mais vulneráveis", afirma o advogado e deputado federal Enrico Misasi (PV-SP)

“40 dias: O Milagre da vida”, em maio, nos cinemas

Baseado na história real da médica Abby Johnson, "40 dias: O Milagre da Vida" traz uma mensagem pró-vida como tema central Baseado no livro autobiográfico...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.