26.1 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Igrejas se mobilizam; cuidados e prevenção do coronavírus

Igrejas se mobilizam para combater a disseminação do coronavírus. A Convenção Batista do Estado do (ES), adotou algumas medidas de precaução durante os cultos

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Entretanto, ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Ao longo do país, diversas comunidades de fé tem se despertado para a prevenção. Entre elas, a Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC). Segundo o pastor presidente, Silas Malafaia, é importante que os membros evitem abraços, beijos e apertos de mão.

De acordo com o Diretor Executivo da convenção Batista do Espírito Santo, pastor Diego Bravim, não há uma regulamentação quanto ao distanciamento da comunhão. Entretanto, segundo o diretor há uma orientação específica para todas as igrejas do estado.

“A nossa orientação é para que as pessoas possam higienizar as mãos na chegada e também na saída, e que após se cumprimentar também façam isso. E que as nossas crianças em especial lavem as mãos com frequência em cada atividade”, afirma.

Além disso, Bravim deixou um alerta para todos os cristãos evangélicos do Brasil. “É importante porque o evangélico ele também é a sociedade, ele não está alheio ao mundo. Acho que é hora de compreendermos como igreja, que ela não pode viver alienada. Assim é hora de somar com os órgãos governamentais nesse momento e toda a medida de precaução para que não haja proliferação da doença”, completa.

Em conclusão, o pastor disse que um dos princípios do evangelho é a comunhão. “De forma nenhuma nós queremos perder a comunhão por causa disso”. Assim, até o momento não há restrição mais severa para momentos de ceia, em momentos de oração ou pequenos grupos. “Não deixem de vigiar”, conclui.

Pastor Diego Bravim (Foto: Divulgação)

Transmissão 

Como o coronavírus é transmitido? A disseminação acontece de pessoa para pessoa. Ou seja, a contaminação ocorre por gotículas respiratórias ou contato. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (1 metro) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde a transmissão pode ocorrer pelo ar ou contato pessoal. Entre elas: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro;contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. Além disso, pode ocorrer sem sintomas.

Prevenção 

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização; se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; lavar as mãos antes de tocar nos olhos, nariz e boca.

Assim também, evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

*Da redação, com informações do Ministério da Saúde 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Entrada de dólares supera saída em US$ 2,914 bi até dia 15 de janeiro, diz BC

O canal financeiro apresentou entradas líquidas de US$ 3,240 bilhões no período, que corresponde às duas primeiras úteis do ano

Embaixador chinês vai acelerar tramitação de insumos de vacina, diz Maia

Em conversa com Yang Wanming, o presidente da câmara afirmou que o embaixador garantiu que os entraves são técnicos e prometeu mantê-lo atualizado sobre a posição do governo chinês. Saiba mais!

Recorde! 2020 foi o ano com mais mortes no Brasil

No total, 1,4 milhão de pessoas morreram no último ano, o que representou um aumento de 8,6% se comparado a 2019. Saiba mais!

Gotas de esperança! Começa a vacinação contra covid-19 no Brasil

Vacinação começa após a Anvisa autorizar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford. Estados vão receber 6 milhões de doses da vacina. Saiba mais!

‘A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador’, diz Bolsonaro sobre Doria

Presidente vinculou a CoronaVac ao governador diversas vezes e já chamou imunizante de 'vacina chinesa de João Dória'. Saiba mais!

Infecção por covid-19 dá alguma imunidade, mostra estudo

Os especialistas alertaram que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social