22.9 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

Foi determinado que a Prefeitura do Rio também terá que fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

Nove em cada dez mortes podem ser evitadas. Hoje (10) de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Hoje (10) de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema da campanha deste ano é “Falar é a melhor solução”.

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Isso significa uma média de 1 milhão de pessoas por ano. E no Brasil a realidade não é diferente. São 32 suicídios por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas.

Sendo assim, reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo em direção à mudança. Por isso, o Ministério da Saúde aproveita setembro para conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. E também para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. A ênfase do trabalho durante o Setembro Amarelo será no público jovem, afirma o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o ministro, haverá foco “tanto na questão do suicídio quanto das tentativas, procurando alternativas de políticas públicas indutórias”. Uma garantia dada durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na última quinta (29), em Brasília.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Em entrevista exclusiva à Comunhão , o Rev. Hernandes Dias Lopes enfatizou a importância de estarmos atentos. “Mais de 80% das pessoas que cometem suicídios, deram claros sinais de que iriam tira a própria vida”. Além disso, destacou que é preciso acabar com o mito “quem fala em suicídio, não se mata”.

Dessa forma, esclareceu que muitas pessoas ficam flertando com a janela, ou demonstram desinteresse pela vida. Tudo isso são sinais que precisam e podem ser monitorados, encarados como “gritos de socorro”.

“Precisamos estar atentos às pessoas que deixam pistas em suas falas – por exemplo, “Não aguento mais”, “Minha vida está sem sentido”, “Eu queria morrer” – ou ainda em seus comportamentos, como tomar uma dose exagerada de remédios, provocar cortes nos pulsos ou outros ferimentos”, declarou o Reverendo.

CELEBRE A VIDA 

Algumas igrejas no mês de setembro têm realizado ações específicas. “O preço já foi pago, Celebre a Vida”, é o tema da campanha de missões estaduais da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES).

O crescente número de casos entre os próprios cristãos trouxe impacto para tratarem do assunto. De acordo com o pastor Márcio Soares, presidente da CBEES, muitas pessoas sofrem em silêncio.

“É um assunto urgente que precisamos conversar, tratar e ajudar pessoas e famílias que têm vivenciado essa situação e pensado nessa possibilidade”, concluiu.

Comunhão Debate

Sob o mesmo ponto de vista, Comunhão está atenta ao aumento de casos de suicídio no mundo. E, claro, entre os evangélicos. Em 2018, tivemos tantos casos entre nossas lideranças, que promovemos o Comunhão Debate – Por que nossos pastores e líderes estão tirando a própria vida? Confira!

 

LEIA MAIS 

Combate ao suicídio: “Celebre a Vida” 
Setembro Amarelo: combate ao suicídio 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!