21 C
Vitória
sexta-feira, 23 outubro 2020

10 de Setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Nove em cada dez mortes podem ser evitadas. Hoje (10) de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Hoje (10) de setembro, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema da campanha deste ano é “Falar é a melhor solução”.

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Isso significa uma média de 1 milhão de pessoas por ano. E no Brasil a realidade não é diferente. São 32 suicídios por dia. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que nove em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas.

Sendo assim, reconhecer os sinais de alerta é o primeiro passo em direção à mudança. Por isso, o Ministério da Saúde aproveita setembro para conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio. E também para enfatizar a necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental de crianças e adolescentes. A ênfase do trabalho durante o Setembro Amarelo será no público jovem, afirma o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Segundo o ministro, haverá foco “tanto na questão do suicídio quanto das tentativas, procurando alternativas de políticas públicas indutórias”. Uma garantia dada durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na última quinta (29), em Brasília.

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Em entrevista exclusiva à Comunhão , o Rev. Hernandes Dias Lopes enfatizou a importância de estarmos atentos. “Mais de 80% das pessoas que cometem suicídios, deram claros sinais de que iriam tira a própria vida”. Além disso, destacou que é preciso acabar com o mito “quem fala em suicídio, não se mata”.

Dessa forma, esclareceu que muitas pessoas ficam flertando com a janela, ou demonstram desinteresse pela vida. Tudo isso são sinais que precisam e podem ser monitorados, encarados como “gritos de socorro”.

“Precisamos estar atentos às pessoas que deixam pistas em suas falas – por exemplo, “Não aguento mais”, “Minha vida está sem sentido”, “Eu queria morrer” – ou ainda em seus comportamentos, como tomar uma dose exagerada de remédios, provocar cortes nos pulsos ou outros ferimentos”, declarou o Reverendo.

CELEBRE A VIDA 

Algumas igrejas no mês de setembro têm realizado ações específicas. “O preço já foi pago, Celebre a Vida”, é o tema da campanha de missões estaduais da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES).

O crescente número de casos entre os próprios cristãos trouxe impacto para tratarem do assunto. De acordo com o pastor Márcio Soares, presidente da CBEES, muitas pessoas sofrem em silêncio.

“É um assunto urgente que precisamos conversar, tratar e ajudar pessoas e famílias que têm vivenciado essa situação e pensado nessa possibilidade”, concluiu.

Comunhão Debate

Sob o mesmo ponto de vista, Comunhão está atenta ao aumento de casos de suicídio no mundo. E, claro, entre os evangélicos. Em 2018, tivemos tantos casos entre nossas lideranças, que promovemos o Comunhão Debate – Por que nossos pastores e líderes estão tirando a própria vida? Confira!

 

LEIA MAIS 

Combate ao suicídio: “Celebre a Vida” 
Setembro Amarelo: combate ao suicídio 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Pastor impediu o suicídio: “Deus me mandou aqui pra te salvar”

Vítima tinha problemas na família e fazia uso de medicamentos controlados. Saiba mais!

Kayla Stoecklein: “O que aprendi sobre saúde mental após a morte de meu marido”

Kayla Stoecklein "O que aprendi sobre saúde mental e ministério após a trágica morte de meu marido". Saiba mais!

Câmara sobre o suicídio: real, grave e urgente

A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil discute o tema como forma de prevenção. Saiba mais!

Milton Ribeiro: “Sem fé, jovens são ‘zumbis existenciais'”

Em discurso durante evento de lançamento de ações de prevenção ao suicídio e à automutilação, o ministro da educação, Milton Ribeiro atribui altos índices de suicídios entre os jovens à falta de Deus.

Suicídio: conscientizar para salvar vidas

Estatísticas da OMS apontam que tirar a própria vida é um caso de saúde pública. Saiba mais!

O suicídio é uma fraqueza?

Temos que tomar muito cuidado com o assunto e analisar do ponto de vista científico e bíblico as motivações que envolvem cada situação

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!