Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019

Vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019 (Foto: TT NEWS AGENCY)
Vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019 (Foto: TT NEWS AGENCY)

Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2019, um inglês e dois norte-americanos estão entre os premiados

O maior prêmio da medicina de 2019, o Prêmio Nobel, foi concedido aos cientistas Willian G. Kaelin Jr.,Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza, pelas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. O anúncio foi feito nessa segunda (7), em Estocolmo, Suécia.

Dois norte-americanos e um inglês estão entre os vencedores. Willian Kaelinn de 1957, especialista em medicina interna e oncologia e Gregg Semenza de 1955, pediatra,são nascidos em Nova Iorque. Além disso, Peter Ratcliffe de 1954,perito em nefrologia é nascido em Lacashirem, na Inglaterra.

O comitê do Nobel explicou que os três cientistas conseguiram com os seus trabalhos “identificar a maquinaria molecular que regula a atividade dos genes na resposta a variações de oxigênio”.

Na página oficial no twitter, a organização do Nobel anuncia os vencedores com um trabalho que “revela os mecanismos moleculares que demonstram como as células se adaptam às variações no fornecimento de oxigênio”.

De acordo com a organização do prêmio, “a importância fundamental do oxigênio é conhecida há séculos, mas a forma como as células se adaptam às mudanças nos níveis de oxigênio tem sido, há muito tempo, desconhecida”. Além disso complementa que “a detecção de oxigênio é central para um grande número de doenças”.

Em conclusão “as descobertas feitas pelos vencedores do Nobel deste ano têm uma importância fundamental para a fisiologia e abriram o caminho para prometer novas estratégias para combater a anemia, o cancro e muitas outras doenças”, justificam.

CALENDÁRIO DE PREMIAÇÕES

Hoje, terça-feira (08) será anunciado o Nobel da Física, e na quarta-feira (09) o Nobel de Química. Logo na quinta-feira (10) será anunciado o Nobel da Literatura de 2018 e 2019. Além disso, na sexta-feira será conhecido o nome  que será distinguido como o Nobel da Paz. Assim, o último anúncio será o Nobel da Economia na quinta-feira (14). Os três cientistas dividirão igualmente o prêmio de 832.523 euros.

*Da redação, com informações de Agência Brasil 


LEIA MAIS

Nobel da Paz vai para um médico cristão 
Prêmio Nobel da Paz para cristãos perseguidos 
Físico brasileiro vence o prêmio Templeton 2019