24.2 C
Vitória

Primeiro-ministro evangélico recebe o Nobel da Paz

Leia também

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

São Paulo registra 628.415 casos confirmados pela covid-19

Houve um aumento de 5% no número de óbitos na última semana em relação ao período anterior

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação

Após dois anos como primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação. Antes de mais nada, a conciliação com a Eritréia, país vizinho do Leste Africano era considerada impossível.

Ahmed, 43, é o líder mais jovem da África e assumiu o cargo em abril de 2018. Dessa forma, assinou um acordo de paz no ano passado com o presidente da Eritréia, Isaías Afwerki, após décadas de conflitos.

Alguns etíopes concluíram que o reconhecimento veio muito cedo, entretanto o Comitê do Nobel declarou: “…mesmo que ainda haja muito trabalho, Abiy Ahmed iniciou reformas importantes que dão a muitos cidadãos esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor”.

Durante os 100 primeiros dias como primeiro-ministro, Ahmed levantou o Estado de emergência do país e concedeu anistia a milhares de presos políticos. Além disso, interrompeu a censura da mídia, legalizou grupos de oposição e demitiu líderes suspeitos de corrupção. Do mesmo modo aumentou a participação de mulheres na vida política e comunitária no país. Em conclusão, prometeu fortalecer a democracia e realizar eleições livres e justas.

O primeiro ministro escreveu em seu twitter: “Estou humilhado com a decisão do Comitê Nobel da Noruega. Minha mais profunda gratidão a todos comprometidos e trabalhando pela paz. Este prêmio é para a Etiópia e o continente africano. Vamos prosperar em paz!”

RECONCILIAÇÃO

O maior grupo religioso do país, a Igreja Ortodoxa Etíope têm cerca de 40% da população em comparação a 19% de protestantes e 34% de muçulmanos. Dessa forma, Abiy reconciliou dois ramos da Igreja Ortodoxa Etíope que se dividiram por razões políticas desde 1991.

Por outro lado conciliou muçulmanos e cristãos em Beshasha, sua cidade natal. Além disso, se reuniu om Abune Mathias, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo, e ofereceu  ajuda para acabar com o “cisma ortodoxo”. Entretanto, negociações que estavam em andamento há anos eram silenciadas pelo governo.

PRIMEIRO-MINISTRO EVANGÉLICO

Ahmed é um pentecostal protestante, ou “pentay” como muitos políticos etíopes. Segundo Andrew DeCort, diretor do Instituto para o Cristianismo e o Bem Comum “a característica sedutora do pentecostalismo é a ideia de que nada é impossível”, revelou.

O primeiro-ministro é membro da Igreja dos Crentes do Evangelho Pleno, e disse a seguidores após assumir o cargo: “Temos um país que é dotado de grande recompensa e riqueza, mas está faminto por amor”.

Ahmed é o 24º ganhador do Prêmio Nobel da Paz da África. Anteriormente o prêmio foi em parte para Denis Mukwege , um médico cristão dedicado à cura de vítimas de estupro na República Democrática do Congo.

*Da redação, com informações de Christianity Today 


LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019 
Nobel da Paz vai para um médico cristão 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia