25.5 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Primeiro-ministro evangélico recebe o Nobel da Paz

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação

Após dois anos como primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação. Antes de mais nada, a conciliação com a Eritréia, país vizinho do Leste Africano era considerada impossível.

Ahmed, 43, é o líder mais jovem da África e assumiu o cargo em abril de 2018. Dessa forma, assinou um acordo de paz no ano passado com o presidente da Eritréia, Isaías Afwerki, após décadas de conflitos.

Alguns etíopes concluíram que o reconhecimento veio muito cedo, entretanto o Comitê do Nobel declarou: “…mesmo que ainda haja muito trabalho, Abiy Ahmed iniciou reformas importantes que dão a muitos cidadãos esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor”.

Durante os 100 primeiros dias como primeiro-ministro, Ahmed levantou o Estado de emergência do país e concedeu anistia a milhares de presos políticos. Além disso, interrompeu a censura da mídia, legalizou grupos de oposição e demitiu líderes suspeitos de corrupção. Do mesmo modo aumentou a participação de mulheres na vida política e comunitária no país. Em conclusão, prometeu fortalecer a democracia e realizar eleições livres e justas.

- Continua após a publicidade -

O primeiro ministro escreveu em seu twitter: “Estou humilhado com a decisão do Comitê Nobel da Noruega. Minha mais profunda gratidão a todos comprometidos e trabalhando pela paz. Este prêmio é para a Etiópia e o continente africano. Vamos prosperar em paz!”

RECONCILIAÇÃO

O maior grupo religioso do país, a Igreja Ortodoxa Etíope têm cerca de 40% da população em comparação a 19% de protestantes e 34% de muçulmanos. Dessa forma, Abiy reconciliou dois ramos da Igreja Ortodoxa Etíope que se dividiram por razões políticas desde 1991.

Por outro lado conciliou muçulmanos e cristãos em Beshasha, sua cidade natal. Além disso, se reuniu om Abune Mathias, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo, e ofereceu  ajuda para acabar com o “cisma ortodoxo”. Entretanto, negociações que estavam em andamento há anos eram silenciadas pelo governo.

PRIMEIRO-MINISTRO EVANGÉLICO

Ahmed é um pentecostal protestante, ou “pentay” como muitos políticos etíopes. Segundo Andrew DeCort, diretor do Instituto para o Cristianismo e o Bem Comum “a característica sedutora do pentecostalismo é a ideia de que nada é impossível”, revelou.

O primeiro-ministro é membro da Igreja dos Crentes do Evangelho Pleno, e disse a seguidores após assumir o cargo: “Temos um país que é dotado de grande recompensa e riqueza, mas está faminto por amor”.

Ahmed é o 24º ganhador do Prêmio Nobel da Paz da África. Anteriormente o prêmio foi em parte para Denis Mukwege , um médico cristão dedicado à cura de vítimas de estupro na República Democrática do Congo.

*Da redação, com informações de Christianity Today 


LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019 
Nobel da Paz vai para um médico cristão 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -