23 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

Primeiro-ministro evangélico recebe o Nobel da Paz

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação

Após dois anos como primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, ganhador do Nobel da Paz de 2019 ajudou o país a conseguir reconciliação. Antes de mais nada, a conciliação com a Eritréia, país vizinho do Leste Africano era considerada impossível.

Ahmed, 43, é o líder mais jovem da África e assumiu o cargo em abril de 2018. Dessa forma, assinou um acordo de paz no ano passado com o presidente da Eritréia, Isaías Afwerki, após décadas de conflitos.

Alguns etíopes concluíram que o reconhecimento veio muito cedo, entretanto o Comitê do Nobel declarou: “…mesmo que ainda haja muito trabalho, Abiy Ahmed iniciou reformas importantes que dão a muitos cidadãos esperança de uma vida melhor e de um futuro melhor”.

Durante os 100 primeiros dias como primeiro-ministro, Ahmed levantou o Estado de emergência do país e concedeu anistia a milhares de presos políticos. Além disso, interrompeu a censura da mídia, legalizou grupos de oposição e demitiu líderes suspeitos de corrupção. Do mesmo modo aumentou a participação de mulheres na vida política e comunitária no país. Em conclusão, prometeu fortalecer a democracia e realizar eleições livres e justas.

O primeiro ministro escreveu em seu twitter: “Estou humilhado com a decisão do Comitê Nobel da Noruega. Minha mais profunda gratidão a todos comprometidos e trabalhando pela paz. Este prêmio é para a Etiópia e o continente africano. Vamos prosperar em paz!”

RECONCILIAÇÃO

O maior grupo religioso do país, a Igreja Ortodoxa Etíope têm cerca de 40% da população em comparação a 19% de protestantes e 34% de muçulmanos. Dessa forma, Abiy reconciliou dois ramos da Igreja Ortodoxa Etíope que se dividiram por razões políticas desde 1991.

Por outro lado conciliou muçulmanos e cristãos em Beshasha, sua cidade natal. Além disso, se reuniu om Abune Mathias, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo, e ofereceu  ajuda para acabar com o “cisma ortodoxo”. Entretanto, negociações que estavam em andamento há anos eram silenciadas pelo governo.

PRIMEIRO-MINISTRO EVANGÉLICO

Ahmed é um pentecostal protestante, ou “pentay” como muitos políticos etíopes. Segundo Andrew DeCort, diretor do Instituto para o Cristianismo e o Bem Comum “a característica sedutora do pentecostalismo é a ideia de que nada é impossível”, revelou.

O primeiro-ministro é membro da Igreja dos Crentes do Evangelho Pleno, e disse a seguidores após assumir o cargo: “Temos um país que é dotado de grande recompensa e riqueza, mas está faminto por amor”.

Ahmed é o 24º ganhador do Prêmio Nobel da Paz da África. Anteriormente o prêmio foi em parte para Denis Mukwege , um médico cristão dedicado à cura de vítimas de estupro na República Democrática do Congo.

*Da redação, com informações de Christianity Today 


LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2019 
Nobel da Paz vai para um médico cristão 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Maior navio-hospital do mundo vai para África

O navio-hospital, da organização cristã, Mercy Ships, traz esperança e luz para o povo africano. Saiba mais!

Hipocrisia racial: em memória de cristãos mortos na África

Ex-jogador da Liga de Futebol Americano (NFL), Benjamin Watson lembrou de cristãos mortos na Nigéria, durante um evento nos EUA. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!