24.1 C
Vitória
sábado, 15 maio 2021

Pandemia: A Fé na Bíblia Sagrada é a resposta eficaz em tempos difíceis

Se nos apegarmos às más notícias e propagá-las ainda mais, sentiremos falta da alegria, da fé e a esperança morrerá dentro de nós

A Edição da revista Comunhão, que circula no final deste mês, vai contar histórias de cristãos que foram contaminados pelo Covid-19 e quase perderam a vida. Veja o que a psicopedagoga, escritora e pastora, Karine Monteiro, contou na entrevista exclusiva a Revista Comunhão.

Comunhão – O número de pessoas ansiosas e depressivas aumentou com a pandemia?

>Karine Monteiro – A pandemia afetou mundialmente diversas áreas como a educação, a economia, a política além da saúde. Isso provocou muitas incertezas em tudo aquilo em que podíamos nos apoiar e era seguro. Infelizmente, esse cenário é propício para desenvolver a ansiedade e depressão.

Posso afirmar que, como pastora, eu passei a orar e aconselhar muito mais pessoas com diagnóstico de ansiedade e depressão nesse período.  Enquanto algumas haviam perdido bens materiais e entes queridos. Outras não haviam perdido nada, mas já estavam com medo da perda.Mas, apesar do cenário não ser tão favorável, podemos colocar a nossa esperança em Deus e crer que Ele nos fortalece com sua força nesse tempo que com certeza passará.

Nesse momento de pandemia, como superar o luto?

O impacto da morte de um ente querido costuma causar muitos sentimentos tristes, principalmente, quando não há possibilidade de se despedir. As despedidas com homenagem aos parentes que se foram são uma forma de confortar os familiares e amigos enlutados.

Para superar o luto é preciso validar e reconhecer o luto como um processo individual. Não existe uma fórmula para isso, mas a pessoa que está em luto precisa se permitir chorar e até mesmo sofrer a dor da perda num período de tempo, para que ela possa elaborar esse luto dentro de si de forma saudável e seguir sua vida.

Como a Bíblia pode nos ajudar nesse momento?

A Bíblia nos ajuda muito nesse momento de incertezas, porque ela é viva e eficaz para fortalecer a nossa fé, nos dar cura física e emocional, conforto, força, conselho, segurança, esperança, descanso e paz. De forma prática, precisamos usar a nossa boca para produzir vida e não morte. Se nos apegarmos às más notícias e propagá-las ainda mais, sentiremos falta da alegria, da fé e a esperança morrerá dentro de nós. Por outro lado, quando declaramos a Palavra de Deus nos enchemos de vida e a nossa esperança se firma em Deus, que nos ama e nunca nos abandona, mesmo se passarmos pelo vale da sombra da morte.

Como a internet ajuda no apoio às pessoas enlutadas?

Infelizmente, estamos vivendo um tempo em que milhares de pessoas estão morrendo pela mesma causa e isso, por mais triste que seja, acaba sendo um fator comum para as pessoas se identificarem e se apoiarem nesse “luto coletivo”.

A internet passou a ser um meio de apoio para as pessoas compartilharem suas dores e receberem ajuda espiritual, conforto emocional e, também, estratégia de profissionais que cuidam da saúde mental.

Embora seja uma ajuda virtual, a internet tem sido um apoio importantíssimo para as pessoas não se sentirem sozinhas em seus lutos nesse momento de distanciamento social.

Conheça Karine Monteiro

Karine Monteiro é psicopedagoga, pedagoga, escritora e pastora. Ela possui experiência como psicopedagoga em clínicas. Ela é gestora de projetos educacionais, coordenadora pedagógica e professora. No ministério, ela atua como Pastora Líder de Grupos de Conexão e professora da Escola Bíblica de Liderança.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se