23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Joe Biden: “A democracia prevaleceu”

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos. Democrata assume a presidência dos EUA em cerimônia no Capitólio com forte esquema de segurança e sem a presença de Trump.

O dia 20 de janeiro, de fato, entrou para a história dos Estados Unidos com a posse do democrata Joe Biden de 78 anos. O mais velho presidente eleito do país, fez os juramentos de posse ao lado da vice-presidente Kamala Harris.

Biden e Kamala fizeram o juramento de posse com as mãos em cima do livro sagrado: a Bíblia. Biden escolheu uma Bíblia relíquia, edição de 1893, que está na sua família há mais de um século.

O democrata chega ao poder num país dividido, em plena pandemia que já vitimou mais de 400 mil americanos. Além disso, o país ainda vive os reflexos da invasão de apoiadores do ex-presidente Donald Trump, ao Capitólio, no último dia 06. O episódio despertou um alerta para a possibilidade de ataques violentos durante a cerimônia de posse.

Para quem vive na América, a expectativa agora é de um governo mais centrado e focado nos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

- Continua após a publicidade -

“É um governo que não gosta de confusão e, por isso, temos esperança de dias melhores. Parece que Biden vai governar com mais serenidade e também há expectativa de que o presidente promova a legalização de grande número de imigrantes, inclusive, brasileiros”, enfatizou o pastor, Lécio Dornas, dos EUA.

Posse com estilo

Mais de 20 mil membros da Guarda Nacional, além de forças policiais de Washington, se espalharam pelos arredores do local da posse. Ainda assim, imagens registradas pelas agências de notícias mostram que várias pessoas tentaram chegar o mais perto possível para ver o evento.

Em seu primeiro discurso como presidente, Joe Biden disse que vai governar para todos e pregou a retomada da civilidade no país. E falou que  a “democracia prevaleceu”. E pediu a união dos Estados Unidos, após um processo eleitoral marcado por contestações infundadas por parte de Trump.

“Aprendemos de novo que a democracia é preciosa. A democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos: a democracia prevaleceu! Este é o dia da América … Hoje celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa – a causa da democracia”.

Posse-Biden
Foto: Mike Segar/ Reuters

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -