26.4 C
Vitória
domingo, 7 março 2021

Pós-pandemia: Libertinagem sexual e descontrole financeiro

Sociólogo americano, Nicholas Christakis, acredita que estamos vivendo o fim do princípio da pandemia e prevê retomada global só em 2024. Entenda:

Por Keila Lopes

A geração deste século vive a pior pandemia da história, e com isso, tem convivido com o medo, insegurança e incertezas. O dia de amanhã, sempre foi algo incerto, mas se tornou ainda mais evidente, após a descoberta da circulação do novo coronavírus.

A letalidade do vírus que provoca a Covid-19 obrigou a população do mundo a ficar confinada nas suas casas, longe de familiares, amigos, trabalho e convívio social. O lazer é algo que foi extinto da rotina, pelo menos por um tempo, mas a retomada de todas essas atividades, com segurança, ainda são consideradas incertas.

No Brasil, já foram confirmados 8.996.876 casos da doença e 220.161 mortes.  Cerca de 2.157.355 pessoas perderam a vida para a doença no mundo. Segundo os especialistas em saúde, o controle da pandemia só será possível com a vacinação de toda a população, mas as discussões em torno das vacinas, que foram desenvolvidas em tempo recorde, ainda estão longe de terminar.

Pós-pandemia

O sociólogo, médico e professor de Ciências Sociais e Naturais da Universidade de Yale, nos EUA, Nicholas Christakis, foi além no seu livro Apollo’s Arrow: the Profound and Enduring Impact of Coronavirus on the Way We Live (“A Flecha de Apolo: o Impacto Profundo e Duradouro do Coronavírus na Maneira como Vivemos”, em tradução livre).

O especialista não acredita numa imunidade de rebanho tão logo, e prevê uma possível normalidade, em 2024, momento em que as pessoas vão tentar retomar a vida de maneira muita intensa. “As pessoas buscarão implacavelmente as interações sociais”.

O escritor reforça ainda que esta pandemia mudou nossas vidas de maneira que irão testar, mas não derrotar, nossa já desgastada cultura coletiva. Além disso, viveremos um período intermediário, e no pós-pandemia poderá surgir uma época de libertinagem sexual e falta de controle nos gastos.

*Com informações BBC e The Guardian

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Butantan recebe mais de 14 milhões da Coronavac

Nós estamos entrando nas duas mais graves semanas da covid-19 Por Pedro Caramuru (AE) O Instituto Butantan recebeu na manhã desta quinta-feira (4) nova remessa com...

CFM: vacinação de todos brasileiros contra covid é caminho mais seguro

As vacinas representam a esperança de superação da pandemia e o CFM apoia incondicionalmente que elas sejam disponibilizadas para toda a população Por Sandra Manfrini...

Justiça determina que AM use dinheiro de fundo de turismo para comprar vacinas

Hoje com cerca de R$ 150 milhões em caixa, para comprar vacinas contra a covid-19 Por Liege Albuquerque, especial para o Estadão (AE) A juíza federal...

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!