back to top
27.9 C
Vitória
quarta-feira, 15 DE janeiro DE 2025

Por que a Bíblia cita Deus tendo ira, algo reprovado para nós?

Foto: Divulgação

Como pode a ira fazer parte de um Deus amoroso? O presbítero André Sanchez, de São Paulo, faz uma breve análise desse tema

Por Lilia Barros

A ira de Deus na Bíblia

“Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do SENHOR; ouvindo-o o SENHOR, acendeu-se-lhe a ira, e fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu extremidades do arraial” (Num 11:1). Haveria, algum erro nas traduções quanto à ira? Sempre que algo é citado em relação a Deus, é preciso uma compreensão profunda do que o texto está apontando, para que não compreendamos erroneamente seu significado.

Quando pensamos sobre a ira, é comum termos a ideia humana de alguém que está reagindo com raiva contra alguma coisa ou pessoa. Isso porque o ser humano tem grande dificuldade de controle da sua ira, que geralmente acaba desembocando no pecado. Mas quando a Bíblia cita a “ira de Deus” devemos observar que está falando da reação forte de Deus contra o pecado e contra pecadores.

- Publicidade -

Porém, a ira de Deus está totalmente ligada à Sua justiça perfeita, portanto, ela nunca é uma ira pecaminosa, injusta, exagerada. exagerada. Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça (Rm 1:18)

A cólera de Deus na Bíblia

“Também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre, diante dos santos anjos e na presença do Cordeiro” (Ap14:10).

Apocalipse nesse contexto está falando da pessoa que adorar a Besta, que esse tipo de pessoa receberá a forte cólera do Senhor. Cólera aqui vem do grego “thumos”, significa “paixão, raiva, fúria, ira que ferve de forma imediata e logo se acalma outra vez”.

Com relação a Deus, mais uma vez, temos o derramamento da Sua justiça, da punição para os ímpios que fizeram o mal, que rejeitaram a Cristo, que perseguiram a igreja do Senhor. A cólera de Deus não é exagerada, não é impensada, não tem malignidade, antes, é equilibrada, justa, no tempo certo.

O furor de Deus na Bíblia

“Assim, se cumprirá a minha ira, e satisfarei neles o meu furor e me consolarei; saberão que eu, o Senhor, falei no meu zelo, quando cumprir neles o meu furor. (Ez 5:13).

Aqui temos a palavra hebraica “chemah”, que significa “calor, fúria, desprazer intenso, indignação, ira, raiva, veneno”. Novamente observamos a forte reação que Deus tem diante do erro, do pecado.

Um Deus amoroso e justo citado na Bíblia, também é um Deus Santo, que não pode aceitar o pecado como algo natural, ainda mais quando Ele mesmo proveu o perdão (quando Deus Jesus para morrer), mas os homens o rejeitaram.

É importante observar, no entanto, que antes da ira, da cólera, do furor de Deus, geralmente encontramos na Bíblia o derramar de grandes doses de misericórdia, de oportunidade de arrependimento e chamado à mudança.

Quando essas chances se esgotam, quando os homens simplesmente ignoram a vontade do Senhor, não resta outra coisa senão a justiça de Deus, que é derramada na forma de correção e de punição! Daí termos as citações sobre ira, cólera e furor! A reação forte de Deus é inevitável!

Sendo assim, podemos perceber que o uso de palavras humanas como ira, cólera e furor servem para tentar descrever a reação de Deus diante do pecado humano, da rejeição daqueles que pisam na justiça do Senhor!

As palavras de nosso vocabulário limitado nem sempre conseguem descrever Deus em toda a Sua grandeza e complexidade. Por isso, é sempre importante compreender o contexto. No caso dessas reações de Deus, há sempre um contexto baseado na justiça, que vem depois depois da sua grande misericórdia ser oferecida, mas amplamente rejeitada pelos homens.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -