22 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Moçambique: População ainda espera por ajuda

Leia também

Aras vai ao STF contra licença para mãe adotiva e biológica

As adotantes terão 120 dias de licença, prorrogáveis por mais 45 dias, se a criança tiver até um ano de idade

Pazuello desvia de perguntas sobre testes que irão vencer

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a covid-19, além de ser importante ferramenta de controle da pandemia

Alívio nos preços do arroz no início de 2021, diz Ipea

O governo federal liberou a importação de 400 mil toneladas de fora do Mercosul com isenção da Tarifa Externa Comum (TEC)

As Nações Unidas estimam que 75% dos assentamentos do distrito de Búzi tenham sido inundados. “Quase todas as igrejas do interior foram afetadas”, afirma pastor João Tomocene, que mora em uma das regiões afetadas

O balanço das vítimas da passagem do ciclone Idai pela África Austral foi revisado para 843 mortos em Moçambique, Zimbábue e Malaui. Pelo menos 1.641 pessoas ficaram feridas. Os dados são do escritório da ONU de Coordenação para Casos Humanitários.

A província de Sofala é um dos locais mais afetados pela tragédia. A situação na região é considerada “particularmente preocupante”, segundo a ONU.

Uma análise preliminar de especialistas  humanitários destaca que a maioria das casas da região ficou inundada por cerca de sete dias. Grande parte das terras cultivadas continua submersa, na área onde 25 km2 ficaram debaixo da água e ocorreram danos em todo  o norte do distrito.

Depois da passagem do fenômeno, o país também sofre com a deterioração das condições sanitários, o que resultou em uma epidemia de cólera. No total, são 1.428 casos confirmados da doença, que já deixou cinco mortos. A contaminação da água e a redução  infraestruturas de higiene e saneamento aumentam os riscos de diarreia aguda, na região onde ocorreu uma grande destruição de colheitas e do gado que afetaram a segurança alimentar.

A ONU estima que 1,85 milhão de pessoas foram afetadas com a passagem do ciclone Idai em Moçambique. Entre elas, milhares perderam suas casas e seguem desabrigadas. “A situação está bem complicada nas regiões mais afetadas porque as vias de acesso estão bloqueados. Mas de pouco a pouco estamos conseguindo nos ajeitar e alimentar as pessoas que perderam tudo. Estamos na expectativa de receber ainda mais ajuda de mantimentos dos países”, relatou o pastor João Tomocene à Comunhão, que mora em uma das regiões afetadas pelo ciclone.

Foto: Reprodução

Ajuda humanitária

Segundo o pastor João, da Igreja Assembleia de Deus Bragantina, na cidade de Quelimane, Beira e Maputo, as instituições religiosas também foram devastadas com a passagem do ciclone. “Principalmente as igrejas do interior foram bastante afetadas. A situação do país está muito ruim. A única coisa que podemos fazer mesmo é orar pelas pessoas, pois ainda está muito difícil a ajuda”, disse.

Um grupo composto por 20 bombeiros brasileiros da equipe de busca e salvamento da Força Nacional de Segurança Pública e mais 20 militares mineiros que atuaram no salvamento e resgate de vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) estão em Moçambique. As equipes levaram veículos, botes e outros equipamentos fornecidos pela Força Nacional e pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. E devem ficar no país por 30 dias.

“Aqui, a extensão do desastre é muito maior que em Brumadinho, com uma extensão de aproximadamente 500 quilômetros de áreas atingidas. E ainda há muitas pessoas que precisam ser assistidas”, declarou o sargento Michel Santana, um dos integrantes brasileira.

Assim como outras instituições missionárias do mundo, a Junta de Missões Mundiais também tem enviado ajuda ao país em mantimentos e alimentos com a ajuda de várias igrejas evangélicas do Brasil. Uma equipe de profissionais voluntários, entre médicos, enfermeiros e psicólogos também vão atuar na região. O pastor João Marcos Barreto, diretor da JMM, foi ao país e relatou.

“Sou grato a Deus pela vida de cada missionário e pelo exemplo de fé e dedicação que têm dado no país. Foi emocionante ouvir seus relatos, mais ainda ver o quanto amam a Deus e estão comprometidos com o anúncio da salvação. A visita a alguns projetos foi marcante, pois pude ver o quanto espelham o amor de Cristo e são reconhecidos por isso. Peço que continue a nos ajudar em oração e doação para mostrarmos o amor de Deus através destas vidas preciosas”, declarou o pastor João Marcos Barreto.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Fé e clamor a Deus na tempestade em Honduras

Em Honduras, uma foto de policiais e evangélicos ajoelhados em clamor à Deus após furacão devastar o país viralisou na internet. Saiba mais!

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical