27.1 C
Vitória
sexta-feira, 15 janeiro 2021

Poluição do ar encurta vida, aponta pesquisa

Quase nove em cada dez mortes de pessoas com mais de 50 anos são por causas atribuídas à poluição do ar

A poluição é uma das causas do encurtamento da expectativa de vida de crianças que nascem hoje. Segundo a edição de 2019 do estudo “State of Global Air” (“Estado do Ar Global”, em tradução livre), as crianças viverão 20 meses menos, em média, por conta do ar tóxico que é difundido em todo o mundo.

A poluição atmosférica fez mais vítimas em 2017 e o maior número de vítimas foi registrado no Sul da Ásia. Pode-se dizer que o ar poluído é mais letal do que a malária e do que acidentes rodoviários, além de ser comparado ao tabagismo.

Vale destacar que no Sul da Ásia, por exemplo, as crianças podem ter suas vidas reduzidas em 30 meses; e na África Subsaariana, em 24 meses, por causa da combinação de poluição do ar causada por tráfego e indústria, e pelo ar sujo dentro de casa, principalmente na cozinha.

A letalidade da poluição, no entanto, não é novidade. Um estudo americano publicado pela revista científica The Lancet em 2017 revelou que uma a cada seis mortes prematuras ocorridas no mundo em 2015 podem ser atribuídas à poluição ambiental. A estimativa é que 6,5 milhões de mortes foram causadas pela poluição do ar.

Pode-se dizer que o ar poluído é mais letal do que a malária e do que acidentes rodoviários, além de ser comparado ao tabagismo.

A médica pneumologista Jéssica Polese afirma que os gases poluentes emitidos principalmente por veículos e indústrias, afetam diretamente o sistema respiratório, favorecendo a piora de doenças pré-existentes, como asma, enfisema e fibrose, e facilitando infecções respiratórias como pneumonias, sinusites e tuberculose.

“Além disso, pesquisadores estão percebendo que essa poluição provoca estresse oxidativo, responsável por causar arritmias, hipertensão, coronariopatias (infarto) e acidentes vasculares cerebrais (AVC)”, ressalta Jéssica.

IDOSOS

A poluição do ar é uma preocupação crescente em todo o mundo, e o tema tem sido descrito como uma emergência global. E os idosos também estão na lista dos afetados pelo ar tóxico.

De acordo com o estudo, quase nove em cada dez mortes atribuídas à poluição do ar ocorreram em pessoas com mais de 50 anos. O relatório destaca que, com mais de 90% das pessoas em todo o mundo respirando ar perigoso, resulta da expansão industrial, do aumento do tráfego e da exposição à poluição interna causada por incêndios de combustíveis sólidos.

*Com informações da Agência Brasil.


leia mais

OMS lista as 10 grandes ameaças à saúde em 2019
Cuide da saúde com uma dose de bom humor

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Os passos para vencer a ansiedade pré-vacina

No Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas foram diagnosticadas com ansiedade. Saiba quais os passos para vencer isso e focar no trabalho em 2021. Saiba mais!

As 5 tendências em saúde para 2021

Os insights sobre esse comportamento forneceram uma análise das propensões que estarão em crescimento nos próximos 12 meses

PGR pede que Witzel preste explicações sobre suposta ameaça

Wilson Witzel usou as redes sociais para se manifestar. Ele afirmou que apenas exerceu seu 'direito sagrado de defesa'

Juiz manda Saúde esclarecer ‘feijões mágicos’, de pastor Valdemiro

Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus sugere uso das sementes de feijões para combater a covid-19. Saiba mais!

Clínicas particulares devem seguir plano de imunização

A Covaxin obteve no sábado, dia 2, recomendação de uso emergencial na Índia, mas os dados sobre a sua eficácia ainda são desconhecidos

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!

Nani Azevedo continua internado

Em um texto publicado no instagram, o artista está com infecção na garganta e com uma inflamação no miocárdio, causado por complicações da Covid-19. Saiba mais!