Foram expedidos mandados de prisão, de busca e apreensão no Rio e em mais sete estados. Organização criminosa incitava crianças e adolescentes a cometerem crimes de ódio
Por Cristiano Stefenoni
A Polícia Civil do Rio e de mais sete outros estados iniciaram, nesta terça-feira (15), a Operação Adolescência Segura para desarticular uma organização criminosa que incita crimes contra crianças e adolescentes, que incluem crimes de ódio, tentativa de homicídio, instigação ao suicídio, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e armazenamento e divulgação de pornografia infantil.
Até o momento, foram presos dois adultos e apreendidos seis menores. Foram expedidos dois mandados de prisão temporária, 20 mandados de busca e apreensão e sete de internação provisória de adolescentes infratores em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Segundo as investigações, o grupo que cometia os crimes utilizava plataformas criptografadas como Discord e Telegram para se organizarem. De acordo com a Polícia Civil, as crianças e os adolescentes eram manipuladas psicologicamente e incentivadas a participarem de desafios e competições que estimulavam a prática de crimes de ódio.
Aliás, as investigações da PC começaram exatamente por conta desse tipo de crime. Em 18 de fevereiro de 2025 um morador de rua teve 70% do seu corpo queimado por um adolescente. A ação foi filmada por outro adolescente e transmitida ao vivo pelas redes sociais.
A Operação Adolescência Segura conta com Agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav-RJ), com o apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas (CyberLab) da Secretaria Nacional de Segurança e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Comunhão já alertava sobre os perigos das redes para as crianças
Preocupada com a integridade física e emocional das crianças e dos adolescentes, Comunhão tem publicado uma série de reportagens sobre os cuidados que os pais devem ter com o mundo digital. Confira:
Grupos de ódio atraem adolescentes nas redes sociais
Redes sociais potencializam riscos de bullying a adolescentes na escola
Crianças e redes sociais: quais são os riscos para a saúde mental?
Os riscos ocultos que a internet pode esconder dos seus filhos
Likes, padrões e ansiedade: a batalha das adolescentes na era digital
É possível viver no mundo digital sem prejudicar a espiritualidade da família
Uso excessivo de aparelho digital afeta desempenho escolar