23.7 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

O poder das nossas palavras na vida dos nossos filhos

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Você tem ideia de como eles são obedientes?

Nossos filhos obedecem as nossas palavras. Religiosamente. Sejam palavras de vida ou morte os nossos filhos obedecem as nossas palavras.

Se você disser para o seu filho: “Você é burro!” ele vai lhe obedecer. Basta ver as notas dele na escola. Se você disser, “Você não vale nada, minha filha!” ela vai acabar nos braços de outros homens buscando seu valor.

Dr. Paul Meier uma vez me disse que todos nascemos com três “tacinhas emocionais” vazias: de Pai, de Mãe e de Deus. Cabe à mãe e o pai encher as tacinhas dos pais, encher de amor, carinho, limites, conhecimento, valorização, escuta e a Palavra de Deus. A tacinha de Deus obviamente deve ser preenchida com a nossa experiência com o Senhor. Mas já sabemos que as crianças desenvolvem a sua imagem de Deus a partir das suas figuras de autoridade. Se eu tiver um pai amoroso, que me protege e me dá limites, minha relação com Deus vai espelhar isso. Se eu tiver uma mãe severa, brigona e invasiva, fica difícil chegar perto de um Deus assim, né? É complicado me relacionar emocionalmente deste jeito, mesmo sabendo a nível racional que Deus não é assim.

Outro aspecto interessante sobre as palavras é que elas vão se alojando em nosso inconsciente como a verdade ou a mentira. Como terapeuta EMDR, uma abordagem que está revolucionando os consultórios brasileiros, especialmente dos cristãos, quando estruturamos o protocolo de atendimento, uma das perguntas é: o que você pensa a seu respeito nessa lembrança adversa que seja negativa, falsa e irracional? É uma boa definição secular para a mentira. O que vemos é que quando as pessoas passam por experiências difíceis elas também incorporam conceitos falsos a seu respeito. A terapia EMDR, que eu chamo da “unção de Manasses”, ajuda a romper o poder da mentira e faz esquecer o sofrimento vinculado à lembrança.

Um estudo importante sobre experiências adversas na infância comprovou o vínculo direto entre essas experiências na infância com doenças graves na vida adulta. O que dizemos para os nossos filhos quando são pequenos ou adolescentes, as experiências difíceis que passam debaixo das nossas asas, podem produzir saúde ou doença literalmente. Daí a importância de cuidar as nossas palavras.

O problema é que como mãe e pai nós também repetimos as experiências – e as palavras – que vivemos quando crianças. Se não curarmos as nossas experiências difíceis com os nossos pais, se não rompermos o poder as palavras negativas da nossa infâncias, estamos malfadados e repeti-las com os nossos filhos, queira ou não queira. Essas lembranças criam limitações neuroquímicas nos nossos cérebros que o trauma – e o pecado – nos fazem repetir.

Decida hoje se você vai edificar a sua casa com palavras de amor ou se vai destruir a vida dos seus filhos com as suas próprias palavras!

A boa noticia é que, sim, podemos romper o poder disso na nossa vida. Deus é maior! Há ferramentas que nos ajudam a renovar a nossa mente de forma que possamos encher as “tacinhas” de mãe e pai com amor, com coragem, com valores bíblicos, com carinho, com limites e com tudo de bom que a Bíblia nos ensina. Mas significa ter que se examinar a si mesmo numa espelho brutalmente honesto. E quem sabe buscar ajuda…

Então decida hoje se você vai edificar a sua casa com palavras de amor ou se vai destruir a vida dos seus filhos com as suas próprias palavras!


Esly Carvalho, Ph.D. doutora em psicologia, Treinadora de Terapia EMDR, Presidente da EMDR Treinamento e da TraumaClinic,  dirige a Praça do Encontro, um ministerio cristão que ajuda as pessoas a vencerem os desafios da vida.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Estou livre para me casar novamente?

Pergunta anônima O padrão divino para o casamento é, segundo as palavras de Jesus, que seja indissolúvel (Mc 10:9). Entretanto, no caso em tela, uma...

A emoção de uma mãe ao pegar seu bebê pela primeira vez

Após 36 dias internada de covid-19, Vanessa Evelyn foi curada e pegou sua bebê no colo pela primeira vez: “Deus é fiel”

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

A FAVOR Se a natureza institucional da igreja tem correlação direta com o exercício da cidadania, pois a mesma se constitui de cidadãos, parece-nos razoável...

O suicídio é uma fraqueza?

Temos que tomar muito cuidado com o assunto e analisar do ponto de vista científico e bíblico as motivações que envolvem cada situação

Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão "O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e...

A Reforma Protestante trouxe benefícios para a sociedade?

Pergunta enviada pelo leitor A Reforma Protestante, marcada pelo 31 de outubro de 1517, foi fundamental para a educação. Antes, a Igreja Católica monopolizava o...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!