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quinta-feira, 25 abril 2024

Podcasts para igrejas: por que criar e como fazer isso?

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Foto: Reprodução

Muito popular no Brasil, os podcasts podem ajudar a igreja a alcançar mais pessoas na internet de forma prática e sem altos investimentos

Por Priscilla Cerqueira 

Cada vez mais popular no Brasil, o consumo de podcasts aumentou 200% só em 2020.  Cerca de 40% dos internautas brasileiros, percentual que representa 50 milhões de pessoas, já ouviram podcasts. Essa é uma ferramenta que pode ajudar a igreja a alcançar mais pessoas na internet de forma prática e sem altos investimentos.

Apesar disso, 32% dos internautas, ou seja, 38,4 milhões de pessoas, não sabem o que é um podcast. O número mostra que há muitas possibilidades de crescimento na podsfera, desde que o formato seja explorado de forma estratégica e o conteúdo exposto seja rico em qualidade.

Comunhão apresenta um guia de acordo com a inchurch, que mostra como fazer um podcast para a sua igreja e levar a Palavra de Deus a quem precisa ouvir a mensagem do Evangelho. Confira!

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1. Conteúdo
Antes de dar início à produção, é preciso que a igreja tenha três pilares em mente: o que quer comunicar (mensagem), para quem quer comunicar (público-alvo) e a forma como deseja falar (estilo e tom de voz). Dito isso, o próximo passo é definir qual será o conteúdo do programa.

Muitas igrejas apenas disponibilizam os sermões do culto em formato de áudio, mas também é possível seguir outros caminhos: devocionais, estudos bíblicos e mesa redonda com convidados para discutir questões sobre cosmovisão cristã e cotidiano, por exemplo.

Se o podcast da sua igreja seguirá o formato de estudo bíblico, e você definiu “dons espirituais” como tema da primeira temporada, é possível lançar nove episódios, cada um deles dedicado à explicação dos dons citados em I Coríntios 12:8-10 (sabedoria; palavra de ciência; fé; cura de doenças; milagres; profecia; discernimento dos espíritos; variedade de línguas e interpretação de línguas).

2. Roteiro
Definido o conteúdo e os convidados (se houver) de cada episódio, é a hora de montar o roteiro. Mesmo que o estilo do programa seja mais descontraído e informal, essa etapa é indispensável. Isso porque, se você simplesmente ligar o microfone e começar a falar o que sabe sobre o assunto, provavelmente irá se perder no próprio raciocínio e deixar de citar informações importantes, confundindo o ouvinte. O roteiro, por outro lado, vai te guiar na hora da gravação.

Introdução
Este é o momento de apresentação do podcast. Anuncie o nome do programa (“está começando mais um Podcast X, da Igreja Y”), dê as boas-vindas aos ouvintes, apresente-se e, caso haja convidados, deixe que eles se apresentem também.

Os minutos iniciais também são o momento de introduzir o tema do episódio, seja com uma breve menção (“no episódio de hoje, vamos falar sobre…”), seja com informações contextualizadas (estatísticas, ganchos noticiosos etc).

Antes de dizer as primeiras palavras, porém, é interessante tocar uma vinheta de abertura. Ela vai dar a cara da sua igreja ao podcast e marcar a identidade do programa na mente dos ouvintes logo nos segundos iniciais. Caso não possa criar uma vinheta personalizada, toque uma música instrumental. Lembre-se de adequar o ritmo ao tom do podcast.

Desenvolvimento
Como o próprio nome já indica, é nesta etapa que você desenvolverá o conteúdo do episódio. Para expor e relacionar ideias com clareza, é preciso conhecer bem o tema que será abordado. Por isso, pesquise – em fontes seguras – o máximo de informações possíveis sobre o assunto. Você pode selecionar dados estatísticos e separar citações de pessoas que são referência no tema, por exemplo.

Agora que já sabe o que vai falar, estruture as informações em uma sequência de tópicos. Não é recomendado fazer um texto grande; o ideal é priorizar palavras, expressões e informações-chave que te ajudem a lembrar dos argumentos principais e sustentar a discussão, que deve ser o mais espontânea possível. Um roteiro extenso mais confunde do que ajuda.

Se o episódio contar com a participação de um convidado, lembre-se de fazer um roteiro mais flexível. Liste apenas as perguntas que serão feitas e adicione possíveis observações. Embora você deva direcionar o rumo da conversa, também é preciso deixar espaço para o convidado adicionar novas ideias e argumentos à discussão.

Conclusão
Já passamos pelo início, meio e agora chegamos ao fim. Ao término do episódio, agradeça aos ouvintes pela audiência e lembre a eles em quais dias da semana são lançados novos episódios. Você também pode recomendar filmes, livros ou músicas que tenham a ver com o tema que foi discutido. Lembre-se, por fim, de tocar a vinheta de encerramento.

3. Gravação e edição
Na hora de gravar o podcast, escolha um local silencioso e com boa acústica. Além de conferir ao áudio melhor qualidade, isso poupará esforços de edição para minimizar ruídos. Lembre-se também de escolher um bom microfone, cujo tipo de captação (unidirecional, bidirecional e omnidirecional) seja adequada ao formato do podcast. Para captar e editar o áudio, você pode usar programas como Audacity e Adobe Audition.

4. Distribuição: onde publicar o podcast da sua igreja?
Após definir o conteúdo, criar o roteiro, gravar e editar o podcast da sua igreja, chegou a hora de publicá-lo em uma plataforma agregadora, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. Para isso, é preciso criar um feed RSS (formato que distribui conteúdos em tempo real) que descreva o programa.

Outra alternativa é publicar os episódios de podcast no aplicativo da igreja. É possível inserir não apenas mensagens em texto e vídeo, mas também links de áudios hospedados no SoundCloud. Desta forma, a igreja consegue cadastrar novos episódios manualmente, inserindo título, descrição e capa para cada um. É possível ainda enviar uma notificação de push para alertar os usuários assim que o novo conteúdo estiver disponível.

5. Divulgação
O podcast é um formato próprio das mídias digitais. Sabendo disso, aproveite as redes sociais para divulgar os episódios do programa da sua igreja. Lembre-se de cumprir a frequência que você estabeleceu para o lançamento dos episódios (nossa sugestão é seguir a frequência semanal); do contrário, as pessoas não verão motivo para se inscrever no podcast.

Saiba mais como criar um podcast

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