26.7 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Plano Nacional de vacinação contra a covid-19

Ministro da saúde, Eduardo Pazzuelo garantiu que a vacinação vai começar em fevereiro. Previsão vale se laboratórios cumprirem etapas burocráticas em 2020

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 foi lançado hoje (16), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. O plano prevê quatro grupos prioritários que somam 50 milhões de pessoas, que receberão duas doses em um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda injeção.

Serão necessárias 108,3 milhões de doses de vacina, já incluindo 5% de perdas. O ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, garantiu que a vacinação vai acontecer em fevereiro se os laboratórios cumprirem etapas burocráticas em 2020.

A prioridade será para trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas (hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, entre outras), professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

Segundo o plano, o governo federal já garantiu 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 por meio de acordos. Até agora, nenhum imunizante está registrado e licenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), etapa prévia obrigatória para que a vacinação possa ser realizada.

Grupos prioritários que vão receber a vacina

– trabalhadores da área de Saúde;
– idosos (acima de 60 anos);
– indígenas;
– pessoas com comorbidades;
– professores (do nível básico ao superior);
– profissionais de forças de segurança e salvamento;
– funcionários do sistema prisional.
– comunidades tradicionais ribeirinhas;
– quilombolas;
– trabalhadores do transporte coletivo;
– pessoas em situação de rua;
– população privada de liberdade.

Espírito Santo

No Espírito Santo, onde se concentra a maior população de evangélicos do país, o governo do estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), informou que está dedicado a buscar maneiras de proteger toda a população da Covid-19, por meio de diferentes estratégias, o que inclui a vacinação.

Diante disso, segundo o governador, Renato Casagrande, o estado vai continuar com interesse da parceria com o Instituto Butantan para que no futuro, se faltar a vacina, o governo possa complementar o Plano Nacional de Imunização.

“Neste momento não será preciso, uma vez que o governo federal tomou a decisão de adquirir de todos laboratórios, e era isso que estávamos solicitando”, frisa o governador Renato Casagrande.

Veja o anúncio do governo do plano de vacinação no Brasil

*Com informações da Agência Brasil

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça determina que AM use dinheiro de fundo de turismo para comprar vacinas

Hoje com cerca de R$ 150 milhões em caixa, para comprar vacinas contra a covid-19 Por Liege Albuquerque, especial para o Estadão (AE) A juíza federal...

Netanyahu vira estrela de campanha de vacinação

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convoca a população israelense para se vacinar e para combater as fake news antivacina. Saiba mais!

Primeira vacinada na Bahia está com covid-19 antes de tomar a 2ª dose

O quadro clínico é estável, mas, com falta de ar, a enfermeira tem auxílio de oxigênio externo para respirar Por Fernanda Santana, especial para o...

Covas antecipa vacinação de idosos com 80 anos ou mais para sábado, 27

O anúncio ocorreu em uma coletiva de imprensa de novas medidas contra o avanço da pandemia da covid-19 Por Priscila Mengue (AE) O prefeito de São...

Chile vacina mais de 15% da população e lidera a corrida na América Latina

Em 21 dias, mais de 3 milhões de habitantes haviam recebido a vacina Por Fernanda Simas (AE) O bom planejamento na compra de imunizantes contra a...

Calamidade pública no Acre: enchente, dengue e covid-19

Ao menos 130 mil pessoas foram afetadas no Estado, que vive um cenário de enchente recorde. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!