27 C
Vitória
quarta-feira, 24 fevereiro 2021

Após implantação no Rio, placa Mercosul chega ao Espírito Santo

A partir desta segunda-feira (10), a placa modelo Mercosul será implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo. A medida teve início no país pelo Rio de Janeiro.

Veículos que tiverem o primeiro emplacamento ou que necessitarem passar por procedimentos de transferências, já serão obrigados a adotarem o uso da nova placa modelo Mercosul.

De acordo com o diretor de Habilitação e Veículos do Órgão, José Eduardo de Souza Oliveira, a nova placa vai aumentar a segurança para os proprietários de veículos, evitando a possibilidade de clonagem.

“O modelo Mercosul possui QR Code, portanto, esse código único inserido na confecção da placa conterá informações desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do veículo. Assim, o agente de trânsito ou policial conseguirá identificar quem confeccionou a placa, a qual veículo pertence e, se por ventura, foi roubada ou extraviada. Caso as informações divirjam, a polícia poderá intervir na hora”, informa.

Oliveira destaca, ainda, que outro motivo para a necessidade da implantação do novo modelo da placa é que a combinação alfanumérica atual está no final. “Aqui no Estado, se fosse mantida a atual combinação, de três letras e quatro números, encerraríamos as combinações disponíveis no máximo até março de 2019”.

É importante ressaltar que os proprietários de veículos que não necessitam realizar qualquer um desses procedimentos não precisam fazer a troca das placas nas primeiras semanas de implantação do novo sistema.

Novo modelo

O QR Code é apenas um dos itens de segurança. O novo modelo tem marca d´água, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem. Os novos itens inseridos na placa irão auxiliar o trabalho das polícias nas fiscalizações e fraudes.

A placa modelo Mercosul tem o fundo branco e uma faixa azul na parte superior. Além disso, possui quatro letras e três números. Na parte superior, à esquerda, será impresso o logotipo do Mercosul e, logo abaixo, o QR Code. A placa ainda possui o distintivo BR, no lado direito.

A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). O tamanho continua o mesmo, com 40 cm de largura e 13 de altura.

O Brasil é o terceiro país do Mercosul a adotar a placa. Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que todos os estados devem implantar o novo modelo até o dia 31 de dezembro deste ano.

Como solicitar

O proprietário do veículo deverá se dirigir ao Detran/ES do seu município para abrir o processo alusivo ao serviço que necessita realizar. Na sequência será emitido o Documento Único de Arrecadação (DUA) referente à taxa de serviço do Órgão. Realizado o pagamento, o Detran/ES encaminhará um SMS com um código que deverá ser apresentado à estampadora de placas que o dono do veículo escolher. Após a compra e instalação da placa, o cidadão retorna ao Detran/ES para a emissão do novo documento do veículo.

*Com informações do Detran/ES


Casos obrigatórios
  • Primeiro emplacamento;
  • Alteração de propriedade ou domicílio, no caso de mudança de município e estado;
  • Alteração de categoria;
  • Troca de placas danificadas.

LEIA MAIs

Rio de Janeiro começa a usar novo padrão de placas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Doria lança programa para capacitação de motofretista

O governador paulista disse que o programa será financiado com recursos de multas aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP)

Mortes por acidentes de trânsito em SP têm menor índice da história, diz Detran

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos

Uso de simulador para obtenção de CNH será facultativo

As mudanças começam a valer no prazo de 90 dias a serem contados a partir de hoje Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)...

Desconto de até 30% no valor do IPVA

O maior desconto de IPVA oferecido aos donos de carros é o do Amazonas (30%) O pagamento em cota única e antecipado do Imposto sobre...

Rio de Janeiro começa a usar novo padrão de placas

Sistema unificado com outros países do Mercosul começou a adotado no Rio de Janeiro sem custo adicional. Os primeiros 27 mil motoristas que chegarem...

Aplicativo capixaba informa onde estacionar

App já está disponível nas plataformas mobiles e vai funcionar na Serra, Espírito Santo A partir desta segunda-feira (9), motoristas terão uma ajudinha para encontrar...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!

Mulheres de honra: Congresso em um transatlântico de luxo

É o 1° Congresso de Mulheres do Espírito Santo, que será realizado em um Transatlântico de alto luxo. Saiba mais sobre esse evento!
- Publicidade -

Plugue-se

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!

André Valadão: Humor para explicar temas polêmicos da Bíblia

Conhecido por sua forma extrovertida de ministrar, o cantor e pastor André Valadão tem usado sua conta no instagram para tirar dúvidas de internautas sobre temas polêmicos 

Connect 2021: Mercado cinematográfico cristão em ação

Referência no mercado cinematográfico cristão no Brasil, a 360 WayUp realizou o Connect 2021, para avaliação de mercado e novidades, com a equipe nacional