O pilar de pedra onde Abraão encontrou com Melquisedeque

Foto: Reprodução

O arqueólogo Eli Shukron afirma que o pilar de pedra é uma de suas descobertas mais importantes.

O arqueólogo israelense Eli Shukron descobriu os restos de um altar que acredita ser do tempo em que Abraão encontrou o sumo sacerdote Melquisedeque, em Jerusalém. Para ele, o pilar de pedra é uma de suas descobertas mais importantes.

Shukron, que passou grande parte de sua vida procurando a história da Bíblia na cidade de Davi, diz que o pilar é exatamente como relato bíblico de Gênesis 28, quando Jacó teve um sonho em Betel, de uma escada que ia até o céu.

A passagem mostra que, depois do sonho, Jacó disse: “Que maravilha é este lugar! Este não é outro senão a casa de Deus, e esta é a porta do céu! Então Jacó levantou-se de madrugada e tomou a pedra que pusera na cabeça, montou-a como um pilar e derramou óleo sobre ela”.

Shukron acredita que Melquisedeque estabeleceu um pilar de pedra em Jerusalém, assim como Jacó fez em Betel. “Estamos em um lugar muito, muito importante. Volte para Melquisedeque. Volte para o tempo de Abraão. Entenda de que maneira essas pessoas estão adorando a Deus no começo”, disse Shukron.

O arqueólogo diz que isso contrasta com o culto antigo em outros lugares. “Se você vai naquele tempo para outros lugares do mundo no Egito ou na Mesopotâmia, você pode ver templos, ouro e ídolos e eu não conheço pilares. Aqui é simples: pedra, animais, sacrifícios. A pedra é a casa de Deus, não há ouro nem diamantes, tudo é simples, é o que Deus quer que sejamos, simples. É fantástico. Por quê? Por que razão? Para nos conectar com Deus”, explica.

A área onde o pilar de pedra foi encontrado ainda está sendo escavada, mas um dia o público terá acesso a ela para ver onde Shukron acredita que Abraão conheceu Melquisedeque.

Veja

*Com informações de CBN News


Leia mais

As descobertas da Arqueologia Bíblica de 2018
Pedra com inscrição de 2 mil anos encontrada em Jerusalém
Selo de governador de Jerusalém é encontrado por arqueólogos