PIB brasileiro cai 3,8% e tem o pior resultado em 25 anos

Números apresentados pelo IBGE, nesta quinta-feira (3), refletem em quase todos os setores da economia. 

O Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país – apresentou uma queda de 3,8% em 2015, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na manhã desta quinta-feira (3). A queda do PIB no ano passado, é a maior desde 1990, ano do confisco da poupança e de outras aplicações financeiras pelo governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello, onde foi registrada uma redução de 4,3%. Pelos resultados hoje anunciados, 2015 será o segundo ano sem crescimento da economia.

A retração em 2015, reflete em praticamente todos os setores da economia com destaque para Formação Bruta de Capital Fixo (investimento em bens de capital), com queda de 14,1%. De acordo com os dados divulgados, também foram registradas quedas significativas na Indústria (6,2% ) e nos serviços (2,7%). O único setor avaliado que registrou crescimento no período foi a agropecuária (+1,8%).

Diferente das exportações de bens e serviços, que cresceram 6,1% em 2015, as importações de bens e serviços fecharam com retração de 14,3%. Com o PIB de R$ 5,9 trilhões em valores correntes, o PIB per capita do país fechou o ano em R$ 28,876 mil, apresentando uma queda de 4,6% em relação à 2014.

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens