28.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

“Nenhuma nota musical me mudará, mas Jesus me muda”

Foto: Reprodução

Ganhador de vários prêmios internacionais e uma extensa carreira profissional, o pianista Sam Rotman diz que a “música nos move, mas somente Jesus salva”

Ele realizou mais de 3 mil shows em 61 países. Nas últimas 25 temporadas, teve uma média de mais de 110 shows, atuando em 7-9 países a cada ano. Trata-se do renomado pianista Sam Rotman,com uma extensa carreira profissional, já ganhou vários prêmios internacionais e lançou quatro álbuns.

Recentemente excursionou pela Espanha apresentando um repertório de obras de Beethoven, Mozart e outros compositores clássicos. Mas um de seus diferenciais, além de tocar é contar a história de sua vida e seu testemunho para mostrar o que Deus fez em sua vida após sua conversão.

Vindo de uma família judia ortodoxa, Rotman foi para os EUA, fugindo da repressão nazista na Europa de meados do século XX, e desenvolveu uma carreira musical com esforço e perseverança. Em entrevista a um site cristão espanhol, o pianista compartilhou com grandes audiências a beleza da música clássica e a beleza de Deus em sua história pessoal.

“Tocar música me permitiu compartilhar meu testemunho, porque se eu tocasse música cristã, somente os cristãos viriam, mas os judeus e pessoas de outras religiões virão para ouvir Beethoven ou Mozart. Eu quero alcançar pessoas para Cristo tocando música clássica. O Senhor abre as portas e eu ando através delas. Nenhuma nota musical me mudará, mas Jesus me muda. Ele mudou meu coração, minha vida, Ele me limpou e me salvou. Além da música, existe o Deus da criação e salvação”, disse. Confira a entrevista!

- Continua após a publicidade -

Como começou sua paixão pela música?

Minha mãe nasceu na Eslováquia e adorava música clássica. Quando eu tinha seis anos de idade, ele me levou para shows. Ela nunca me pediu para tocar, mas quando eu tinha nove anos contei aos meus pais que queria tocar piano. Eu realmente gostei. Eu não era como um prodígio, mas quanto mais eu praticava, melhor eu percebia que podia tocar. Então, quando eu tinha 11 anos, lembro que tomei uma decisão real de que queria ser pianista de concerto. Comecei a praticar muito mais: algumas horas por dia, depois três, depois quatro. Eu ganhei algumas competições, e quando eu tinha 16 anos ganhei uma importante competição, tocando com uma grande orquestra antes de cerca de 6 mil pessoas. Aos 17 anos, fui aceito na famosa Juliard Music School, praticando 10 horas por dia. E lá eu tenho 2 graus. Então minha mãe foi quem me apresentou a música, e então muitos professores me influenciaram a amar essa arte.

Alguns acreditam que, para se tornar um músico profissional, é preciso começar ainda mais cedo.

Os pais podem começar quando vêem que seus filhos têm interesse, mas acredito que a melhor idade seja 6 para meninas e 7 para meninos, sempre que puderem ler. Isso torna mais fácil para eles aprenderem a ler música. Quando são mais jovens, apenas brincam por imitação. Sam Rotman em um show na China.

Você acha que ser pianista tem sido uma boa maneira de crescer como pessoa?

"Nenhuma nota musical me mudará, mas Jesus me muda"
Foto: Reprodução

Sim, mas é preciso trabalho. Às vezes eu praticava 12 horas por dia. Agora que estou criando novas músicas, 7 horas por dia. O ponto é que para mim isso não é um trabalho, é uma paixão. Quando você encontra o que é excitante para você, se é tocar um instrumento, ou ensinar, ou matemática, ou carpintaria, você trabalha para isso e se torna bom nisso, de modo que é uma coisa satisfatória.

Tenho 68 anos e já dei mais de 3.000 shows em 61 países. As pessoas me perguntam quando eu vou me aposentar, mas eu digo a elas que essa é minha paixão. Eu não trabalho de 9 a 5 e depois desligo. É o meu mundo e, quando vou dormir, fico pensando na música e ouvindo na minha cabeça. É um contexto muito competitivo, o público da música clássica é menor que na música popular. Mas eu amo música, como te faz chorar, é muito poderoso. Eu jogo por Deus. Tocar música me permitiu compartilhar meu testemunho, porque se eu tocasse música cristã, somente os cristãos viriam, mas os judeus e pessoas de outras religiões virão para ouvir Beethoven ou Mozart. Eu quero alcançar pessoas para Cristo tocando música clássica. O Senhor abre as portas e eu ando através delas.

Então você acha que a música pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus?

A música expressa nossas emoções de maneiras que as palavras não podem. Eu sempre digo que os animais não compõem nem tocam piano. Somos nós que criamos música – inventamos o piano. Há algo em nós, o Todo-Poderoso. Eu podia tocar música clássica na frente de animais em um zoológico, mas eles não aplaudiam, choravam ou queriam meu autógrafo. É como o que a Bíblia diz em Romanos 1, que a Criação nos mostra que existe um Deus. A música nos mostra que há um talento, um dom que Deus nos deu para os seres humanos. Além disso, no meu caso, compartilho meu testemunho para explicar especificamente o que Deus fez por nós, enviando Seu Filho Jesus, trazendo-nos a salvação. Eu sempre digo: nenhuma nota musical me mudará, mas Jesus me muda. Ele mudou meu coração, minha vida, Ele me limpou e me salvou. Então, em meus concertos, costumo tocar por cerca de uma hora e depois explico o que Deus fez na minha vida. Eu explico que a música não é a coisa mais importante na minha vida, Jesus é a coisa mais importante. Porque além da música, existe o Deus da criação e salvação.

Você foi criado em uma família judia, como você conheceu Jesus?

"Nenhuma nota musical me mudará, mas Jesus me muda"
Foto: Reprodução

Meus pais são judeus ortodoxos, muito rigorosos. Eu fui para a escola pública e depois fui para uma escola na sinagoga chamada escola de hebraico e eu estava muito. Mas desde que eu tinha 9 ou 10 anos, percebi que poderia jurar com muita facilidade, ou mentir para a minha professora, então eu era muito religioso quando era preciso e muito não religioso quando queria.

Vi três estudantes que estavam sempre lendo a Bíblia. Eles eram muito talentosos e respeitados e, quando estavam juntos, sempre falavam de Jesus. Eles ouviram que eu era judeu e me perguntaram se eu havia lido o Novo Testamento. Eu nunca tinha lido. Como eu disse, eu era muito moral, nunca tinha bebido álcool, tentei drogas, fiz sexo, etc, mas sabia que não estava no interior do jeito que aparecia no exterior. Com eles, comecei a ler o Novo Testamento no Evangelho de João. Foi chocante para mim, fiquei surpreso com as palavras de Jesus. Eu achava que Jesus era louco, que o que ele dizia sobre si mesmo não era normal. Mas então percebi que Ele estava falando sobre uma mudança de dentro. Há um verso muito poderoso no Evangelho de Marcos, que diz que, do coração do homem, vem o assassinato, o roubo, o adultério. Eu pensava que eram coisas que fazemos, mas Jesus disse que antes que você as faça, elas estão dentro de você. Eu percebi que estava fazendo isso. Então, em 21 de maio de 1971, eu orei pela primeira vez a Deus em nome de Jesus, reconhecendo que precisava dele em minha vida, para purificar meu coração, minha mente e minha boca. Eu abri meus olhos e sabia que Jesus me mudou completamente. Eu não podia esperar para contar aos meus amigos judeus que eu conheci Jesus. Alguns dias depois, comecei a ir a uma igreja batista. Para mim, foi como ir da escuridão para a luz, da morte para a vida, do pecado para a salvação.

Desde então, você viajou por todo o mundo dando shows e compartilhando seu testemunho. Como você começou?

Uma igreja me convidou para participar de um evento e também para compartilhar meu testemunho. Eles realmente gostaram e eu percebi que era uma boa oportunidade para compartilhar o evangelho. De repente, fui convidado para cá e para lá. As pessoas gostaram de um concerto de música clássica, e então eu posso compartilhar brevemente o que é mais importante na minha vida.

Agora você está em turnê. Como o público reage?

Eu me levanto e digo a eles que eu toco para Jesus. Eu tento jogar no mais alto nível, para ganhar um pouco o direito de contar a minha história sobre o que Jesus tem para mim. As pessoas ficaram muito comovidas. Eu vi muitas pessoas virem ao Senhor. Você faz o seu melhor, você reza e Deus cuida do resto. Nós só queremos que as pessoas experimentem a transformação que Jesus traz à vida. Vale a pena viver para ele.

Saiba mais sobre a vida do pianista Sam Rotman aqui

Conheça o pianista

*Extraído de Evangelical focus


Leia mais

Livramento faz ator se voltar para Deus
“Quero fazer tudo por Jesus”
Esporte e fé: “Sem Jesus, nada importa”

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -