back to top
24.9 C
Vitória
sábado, 7 DE dezembro DE 2024

Pesquisadores tentam explicar o milagre da multiplicação dos peixes feito por Jesus

O Mar da Galileia é um extenso lago de água doce, cujo afluente principal é o rio Jordão - Foto: Reprodução

O episódio ocorre quando Jesus, acompanhado de seus discípulos, está na Galileia e uma grande multidão os segue

Por Patricia Scott

Um dos milagres mais conhecidos registrados na Bíblia é o da multiplicação dos pães e peixes por Jesus Cristo. Agora, um grupo de pesquisadores propôs uma explicação científica que poderia ajudar a entender o fenômeno.

O episódio ocorre quando Jesus, acompanhado de seus discípulos, está na Galileia e uma grande multidão os segue. Ao final do dia, ao perceber que não seria possível mandar embora o público sem alimentá-lo, Jesus pede aos discípulos que investiguem o que há disponível para comida.

- Publicidade -

O Mar da Galileia é um extenso lago de água doce, cujo afluente principal é o rio Jordão.  A Bíblia relata: “E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-os, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.” (Marcos 6.38)

LEIA MAIS
Senado adia votação do PL que legaliza jogos de azar Senado adia votação do PL que legaliza jogos de azar - A análise da proposta pelos senadores deve ocorrer somente no próximo ano sob a resistência da bancada evangélica 
SBB recebe homenagem na Alesp pelos 200 milhões de Bíblias impressas SBB recebe homenagem na Alesp pelos 200 milhões de Bíblias impressas - Além de atender ao público brasileiro, a SBB exporta suas publicações para 122 países, em 87 idiomas, e imprime 6,5 milhões de unidades da Bíblia…

O texto bíblico segue a narrativa: “E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou-os e partiu os pães, dando-os aos discípulos para que os distribuíssem. E repartiu os dois peixes por todos. E todos comeram e ficaram fartos. E levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.” (Marcos 6.41-44)

Um estudo publicado no periódico científico Water Resources Research, realizado pelos cientistas israelenses Yael Amitai e Ehud Strobach, aponta que o milagre da multiplicação dos peixes poderia ser explicado por um fenômeno natural conhecido como “matança de peixes”.

Yael explicou que o Mar da Galileia, um lago de águas estratificadas, tem uma camada superior quente e oxigenada, enquanto a camada inferior é fria e com baixo nível de oxigênio. Quando um vento forte de oeste sopra sobre o lago, ele empurra a água quente da superfície em direção ao leste, o que faz com que a água fria das camadas inferiores suba. Essa movimentação cria flutuações chamadas “ondas internas”, que diminuem a oxigenação da água, resultando na morte dos peixes, que então flutuam na superfície.

Com base nessa teoria, os cientistas sugerem que os peixes que Jesus e seus discípulos pegaram poderiam ter sido vítimas desse fenômeno natural. No entanto, é importante observar que a Bíblia não menciona esse tipo de explicação, sendo essa uma hipótese proposta pelos pesquisadores, sem base direta nos textos sagrados. Com informações The Times of Israel.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -