Como está a saúde bucal dos brasileiros?

Foto: Reprodução

Um estudo sobre a saúde bucal dos brasileiros será feito para levantar os principais problemas nesta área. O levantamento é realizado de dez em dez anos

Um estudo epidemiológico para saber como anda a saúde bucal dos brasileiros está sendo conduzido pelo Ministério da Saúde. A pesquisa de âmbito nacional vai examinar cerca de 30 mil pessoas em suas casas para levantar os principais problemas na saúde bucal.

Esse estudo epidemiológico é realizado a cada 10 anos e a execução da edição de 2020 será feita pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ministério da saúde deu início a uma consulta pública que ficará aberta até o dia 17 de janeiro.

As contribuições ao projeto Saúde Bucal Brasil podem ser enviadas por meio de formulário eletrônico. O SB Brasil 2020 está em sua quinta edição. E visa levantar informações para qualificar o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência nesta área.

Também será uma importante ferramenta para analisar as condições atuais da população brasileira, após 14 anos do lançamento da Política Nacional de Saúde Bucal. Trata-se do Programa Brasil Sorridente.

Estudos anteriores

Os quatro levantamentos nacionais, realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010, contribuíram para construção da série histórica e da base de dados do perfil epidemiológico da população brasileira, segundo a pasta da saúde.

O levantamento será feito em todas capitais do país, no Distrito Federal e em cinco municípios do interior das regiões do Brasil. Com o estudo deste ano, será possível qualificar o programa Brasil Sorridente, permitindo verificar tendências, planejar e avaliar os serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Da redação, Com informações da Agência Brasil


leia mais

Os sinais da gengivite
Emoções e doenças podem estar ligadas à saúde bucal
Um like que pode levar saúde odontológica ao Sertão