A organização da feira Expocristã, que aconteceu entre os dias 7 e 12 de setembro, em São Paulo, deixou claro uma verdade: os evangélicos consomem produtos – e bem. Dados de uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido dos organizadores mostram os hábitos de compras desse público. Por exemplo, 75% têm imóvel próprio e 79% pretendem adquirir roupa esporte nos próximos seis meses. Para trajes sociais, o índice é 68%.
Segundo os organizadores, o segmento cristão movimenta em torno de R$ 1 bilhão em produtos por ano. E os investidores não são apenas do Brasil. Por isso, a Expocristã atrai a atenção de quem está disposto a apostar nesse campo.
No ano passado, a feira reuniu 153 mil pessoas. Para o presidente da EBF Comunicações, organizadora da Expocristã, Eduardo Berzin Filho, o comportamento do consumidor cristão está mudando com tempo. Ele está mais exigente e busca marcas de qualidade. “As empresas estão descobrindo o potencial de se investir no segmento cristão. É um segmento fiel, ávido por bons produtos”. Berzin destaca que empresas como Sony, Som Livre, Ediouro e EMI estão entre aquelas que investem nesse público. Para ele, até 2020 essas pessoas representarão 50% da população brasileira.
Para as marcas interessadas no público, vale a pena conferir mais dados do Ibope. A pesquisa foi realizada com 530 visitantes e lideranças religiosas da feira no ano passado. A margem de erro foi de 4,2%. Do total dos entrevistados, 66% eram homens. A idade média: 34 anos. Em relação à classe social, 56% dos visitantes eram da B e 32% da C.
Das lideranças evangélicas, 70% responderam que têm carro e 40% querem adquirir uma TV LCD, de plasma ou LED nos próximos seis meses. No item bens e serviços, 19% dos evangélicos de um modo geral pretendem adquirir celular. E também TV por assinatura (21%) e computador (22%). Mais: 58% possuem cartão de crédito e 50% contam com plano de saúde.
Dos entrevistados, 86% frequentam a igreja entre sete e seis vezes no mês. Eles vão a restaurante uma vez por semana (27%) e não freqüentam estádio de futebol (82%). Por outro lado, a música é o instrumento de identificação do grupo: 98% ouvem música com frequência. Além disso, 73% compram livros mensalmente. A pesquisa aponta ainda que 73% assistem programas religiosos regularmente. Dos líderes religiosos que comandam essas atrações, Silas Malafaia têm 49% da preferência. R.R Soares vem em segundo, com 38%.
Pesquisa Comunhão
A Revista Comunhão, divulgou em sua edição 156, de agosto, os resultados da Pesquisa Comunhão 2010. Realizada há 10 anos, a pesquisa revela os hábitos de consumo dos evangélicos no Espírito Santo. Dados como poder de compra, percentual de dizimistas, hábitos dos jovens cristãos, os números das denominações, preferências de consumo e marcas mais lembradas, podem ser conferidas em detalhe na Revista Comunhão.
Para adquirir a sua, entre em contato pelo número 2123-6520.
A cobertura completa com tudo o que rolou na ExpoCristã 2010 você confere na próxima Revista Comunhão.
Para ver nossa galeria de fotos da ExpoCristã 2010 clique aqui