22.9 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

O raio x da Igreja brasileira

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Após Crivella liberar, Justiça do Rio proíbe cultos religiosos por coronavírus

Foi determinado que a Prefeitura do Rio também terá que fiscalizar de forma efetiva o cumprimento das medidas de isolamento social.

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

A pesquisa nacional da Igreja brasileira é inédita e pode ser feita até o final de março por membros das instituições religiosas.

Nas últimas décadas, o crescimento da Igreja Evangélica brasileira foi grande. Segundo o último Censo do IBGE, pelo menos 45 milhões de brasileiros se declararam cristãos. Apesar disso, vários problemas surgiram como o despreparo de líderes, a espiritualidade superficial e a ausência de ministérios transformadores.

Para entender melhor esse processo e indicar possíveis soluções, é que foi lançada uma pesquisa detalhada sobre a Igreja Evangélica Brasileira. A iniciativa é da Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), em parceria com o instituto Servindo Pastores e Líderes (Sepal) e a Associação das Missões Transculturais Brasileiras (AMTB).

“Sabemos que a igreja evangélica cresceu rapidamente nas últimas décadas. Apesar de compreendermos onde estamos e quantos somos, queremos trazer luz e conhecer melhor a qualidade e saúde da igreja local, em relação a diversas áreas pastorais e ênfases ministeriais”, explicou o pastor Rubens Muzio, coordenador da pesquisa.

Qualquer pessoa que seja membro de uma Igreja evangélica pode participar da pesquisa. Ela demora cerca de 10 minutos para ser feita. O prazo é até março. Em seguida, os dados registrados serão compilados em um único material e enviados para líderes das instituições religiosas do Brasil

Pastor Rubens Muzio, coordenador da pesquisa

“As respostas vão nos dar informações valiosas e detalhadas sobre a estrutura organizacional da Igreja, infraestrutura, o investimento em projetos missionários, a funcionalidade dos departamentos ministeriais e outros. Juntas, elas vão compor um quadro mais amplo e global da situação nacional da Igreja”, detalhou o coordenador da pesquisa.

Problemas

O pastor Rubens Muzio, que é missionário de tempo integral da Sepal destaca as necessidades de mudança no perfil da igreja brasileira por conta do crescimento da população que se declara cristã no país. Um deles é ampliar o número de teólogos no Brasil aliado à capitação.

“A deficiência na formação pessoal e no treinamento ministerial de líderes é evidente. Além disso, a falta de preparo teológico tem limitado a habilidade de lidar com os temas contemporâneos. Apenas um pequeno número de teólogos brasileiros estão capacitados para apoiar os milhares de líderes carentes por mentoria e visão.

Outra questão a ser levado em conta é a que a Igreja precisa de maturidade e revitalização para evitar os conflitos existentes nas denominações e até mesmo os desigrejados. Cerca de 95% dos líderes relatam ter experimentado conflitos dentro da instituição. Sem contar, que muitas delas ainda não estão voltadas para missões.

“A ausência de ministérios transformadores (diakonia, reconciliação social, cura de comunidades, serviço social, etc). A maioria das igrejas ainda não estão engajadas com o conceito de Missão integral, no sentido de um evangelho que se expressa em ambas faces: social e espiritual”, concluiu.

Entre aqui para participar da pesquisa

*Com informações do Sepal e Faculdade Teológica Sul Americana


Leia mais

O verdadeiro propósito da Igreja
Como definir uma Igreja verdadeira?
Igreja com propósitos
Apenas 14% das pessoas vão aos cultos por razão espiritual

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!