28.8 C
Vitória
segunda-feira, 18 março 2024

Pesquisa constata que somente um terço dos pastores tem cosmovisão bíblica

Foto: Divulgação

A pesquisa constatou que somente 37%, pouco mais de um terço, dos pastores nos EUA têm uma cosmovisão bíblica.

Um novo estudo acadêmico, realizado pelo Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã Arizona, descobriu que apenas 37% dos pastores cristãos nos Estados Unidos têm uma visão bíblica sobre o mundo, demonstrando que o despertar espiritual é “necessário tão desesperadamente em nossos púlpitos quanto nos bancos”.

A maioria dos entrevistados, 62%, possui uma visão de mundo híbrida conhecida como sincretismo. Quando os grupos de pastores são separados por seu nível de liderança nas congregações, o quadro tem algumas alterações significativas.

O estudo, divulgado na última quinta-feira, 12 de maio, mostrou que 41% dos pastores principais – em comparação com 28% dos pastores auxiliares – têm uma cosmovisão bíblica.

Em outro recorte do universo pesquisado, apenas 13% dos pastores de ensino e 12% dos pastores de crianças e jovens têm uma cosmovisão bíblica.

- Continua após a publicidade -

O nível mais baixo de cosmovisão bíblica estava entre os pastores executivos, com apenas 4% deles mantendo consistentemente crenças e comportamentos bíblicos.

Para chegar a essas conclusões, a pesquisa foi feita a partir de um questionário com 54 perguntas relacionadas à cosmovisão e descobriu que apenas 47% dos pastores têm uma cosmovisão bíblica em relação à família e ao valor da vida; 44% sobre questões relacionadas a Deus, criação e história; 43% em relação às práticas pessoais de fé; 43% quando se trata de questões de pecado, Salvação e relacionamento com Deus; 40% referentes ao caráter humano e à natureza humana; e 40% quando se trata de medidas de estilo de vida, comportamento pessoal e relacionamentos.

“Na verdade, menos de 1% dos pastores incorporam uma cosmovisão diferente do teísmo bíblico (ou seja, a cosmovisão bíblica)”, disseram os pesquisadores.

“Ao invés disso, sua visão de mundo predominante é melhor descrita como sincretismo, a mistura de ideias e aplicações de uma variedade de visões de mundo holísticas em uma combinação única, mas inconsistente, que representa suas preferências pessoais, uma visão de mundo sincrética”, diz o relatório da pesquisa.

George Barna, diretor de pesquisa do Centro de Pesquisa Cultural da Universidade Cristã do Arizona, disse que a visão de mundo de uma pessoa se desenvolve principalmente antes dos 13 anos, depois passa por um período de refinamento durante a adolescência e os vinte anos.

“De uma perspectiva de visão de mundo, os ministros mais importantes de uma igreja são o pastor de crianças e o pastor de jovens. Descobrir que sete de cada oito desses pastores não têm uma cosmovisão bíblica ajuda a explicar por que tão poucas pessoas nas gerações mais jovens do país estão desenvolvendo um coração e uma mente para os princípios e modos de vida bíblicos, e por que nossa sociedade parece ter corrido descontroladamente na última década, em particular”, lamentou.

“Deus está no ramo da transformação. Pastores que estão dispostos a permitir que Ele transforme seu pensamento e comportamento podem emergir desse processo como um exemplo poderoso do que pode acontecer quando o coração, mente e alma são entregues a Deus. Certamente parece que se a América vai experimentar um reavivamento espiritual, esse despertar é necessário tão desesperadamente em nossos púlpitos quanto nos bancos”, enfatizou o pesquisador.

Com informações Notícias Gospel Mais

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -