22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Pesquisa Comunhão 2011: uso da internet é um dos destaques

A 11ª edição da Pesquisa Comunhão já foi realizada, e os dados revelam algumas mudanças de hábitos dos evangélicos capixabas em relação aos anos anteriores. A pesquisa, que aborda hábitos de consumo e comportamento, ouviu 829 membros de igrejas evangélicas de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica e neste ano traz algumas novidades. Além de tabelas comparativas com os dados dos últimos três anos, a Pesquisa Comunhão teve inseridas em seu questionário perguntas sobre temais atuais, como, por exemplo, a união estável entre pessoas do mesmo sexo.

Neste ano, um dos grandes destaques revelado pela Pesquisa Comunhão é o crescimento da utilização da internet pelos evangélicos capixabas. Segundo a pesquisa, 49,82% desse público têm acesso à rede e, desse total, 80,87% acessam a internet em casa. Ao mesmo tempo, aumentou a participação dos evangélicos em redes sociais. A utilização do Twitter, por exemplo, também apresentou um aumento. Na pesquisa anterior, apenas 5,57% dos usuários de internet possuíam uma conta no microblog. Os dados mais recentes revelam que esse percentual passou para 15,25%, um valor 173% maior do que em 2010.

Outra rede social que se popularizou no último ano foi o Facebook. Entre os evangélicos, também houve um aumento no acesso a ela: de 4,56% em 2010, para 26,63% em 2011, um número cinco vezes maior de usuários.

Mercado digital
Os evangélicos capixabas também estão comprando mais na internet. Na 10ª edição da Pesquisa Comunhão, apenas 16,46% deles responderam que já haviam comprado pela rede. Nesta edição, os números revelam que quase dobrou o percentual de pessoas que já compraram pela internet, passando para 31,31%. Os produtos mais comprados continuam sendo os livros, com 23,26% da preferência, seguidos das passagens aéreas e dos CDs.

- Continua após a publicidade -

O sócio e diretor da Merccato Inteligência Competitiva, empresa que realizou a pesquisa a pedido da Revista Comunhão, Anselmo Hudson, acredita que as famílias evangélicas estão se beneficiando da melhoria qualitativa e quantitativa que Brasil e Espírito Santo vêm apresentando nos últimos anos. “Evoluiu, e muito, a utilização do computador em várias frentes pelos evangélicos capixabas: para atividades profissionais, acesso a redes sociais, interação com suas respectivas igrejas, notícias online e, especialmente, como canal de compras de diversos produtos e serviços”, comenta Hudson.

O gerente de marketing da Mundo Cristão, Julio Carvalho, acredita que a pesquisa demonstra uma mudança no mercado. De acordo com Julio, a editora vem mudando, inclusive, o foco de suas ações de Marketing para se adequar aos novos tempos. “Hoje trabalhamos com redes sociais, além de termos o nosso site. Antes a maior parte dos nossos recursos era destinada para a mídia impressa e hoje de 30 a 40% dos recursos do Marketing são destinados a ações na internet”, explica.

“Como nosso produto é um bem cultural, nada melhor do que estar onde a cultura mais está sendo discutida, que é na internet, onde o leitor pode interagir com o conteúdo de forma mais fácil. E nós, enquanto editora, conseguimos ter uma melhor noção do que o mercado espera que a gente publique”, finaliza Julio.

O uso da tecnologia é apenas um dos temas abordados pela Pesquisa Comunhão 2011. A pesquisa completa você confere na edição de agosto da Revista Comunhão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -