23 C
Vitória
sábado, 31 outubro 2020

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa “Retratos da leitura” apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros

Dados da pesquisa “Retratos da Leitura”, divulgados recentemente no país, apontou que os brasileiros têm se dedicado cada vez menos à leitura. Porém, a Bíblia continua sendo o livro mais apreciado entre os brasileiros.

Segundo a pesquisa, a Bíblia continua sendo o livro mais lido do país. Pelo menos 35% dos leitores tem no livro sagrado sua leitura principal. Mas na pesquisa anterior, realizada em 2015, esse número era de 42%.

Depois da Bíblia, os brasileiros tem preferência por leitura de contos (22%), livros religiosos (22%), romance (22%) e livros didáticos (16%) – o total ultrapassa 100% porque um mesmo entrevistado pode ler mais de um gênero de livro. Em média, o brasileiro que se dedica à literatura consome cinco livros por ano, mesclando diferentes gêneros.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Pró-Livro, em parceira com o Itaú Cultural. Foram ouvidas 8.076 pessoas, em 208 municípios de 26 estados, entre os meses de outubro de 2019 e janeiro de 2020.

Poucos leitores

De acordo com a análise, 4,6 milhões de leitores no Brasil deixaram de praticar a leitura literária entre a pesquisa de 2015 e a de 2019. No ano passado, 52% da população tinha o hábito de ler, mas quatro anos antes, a leitura era praticada por 56% dos brasileiros.

Na análise da socióloga Zoara Failla, coordenadora da pesquisa, parte da diminuição da leitura no país pode ser atribuída ao fato de pessoas de classes e escolaridades mais altas estarem substituindo os livros pela internet.

“Esse grupo com Ensino Superior e de maior renda era o principal leitor nas edições anteriores da pesquisa. Hoje, ele é o principal consumidor de mensagens e redes sociais. Esse despertar da internet está roubando o tempo do livro”, comentou.

Por que a Bíblia é tão marcante para o leitor?

Apesar da população no Brasil ler pouco, a pesquisa mostra que a Bíblia é marcante para os leitores brasileiros. O que traz uma reflexão. Do ponto de vista literário, o livro sagrado é um conjunto de diferentes tipos de literatura. Grande parte dela é de conteúdo histórico. Mas também há poesia, registros estatísticos, biográficos, entre outros.

Porém, segundo Erní Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, o que chama atenção mesmo é o diálogo que ela traz com o leitor.

“A Bíblia mexe com quem lê. Não é um diálogo fácil, mas que toca nos grandes valores existenciais: quem sou, donde vim, para onde vou. Para muitos este diálogo é extremamente agradável. Mas há também os que o detestam. A Bíblia tem amigos e inimigos. Os que gostam, em geral, passam a reconhecê-la como a palavra de Deus. Muitos dos que não gostam, acham que é pura enganação”, argumentou.

Veja a pesquisa

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rede de apoio espiritual para vestibulandos

Iniciativa é do Congresso de Jovens Universitários para ajudar vestibulandos em oração e apoio. Integre-se a rede! Saiba mais!

Conheça “Vem descansar”, de Central 3

Canção é a primeira do novo EP da Central 3

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Por “defender a verdade” bispo é punido, mas renuncia

Ao ser punido pela direção da igreja Episcopal em Nova York, nos EUA por defender o casamento entre homem e mulher, bispo é punido por "violar a disciplina da igreja"

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Alfinetada de Pompeo à China: “ameça a liberdade religiosa”

Durante viagem asiática nesta quinta-feira, 29, chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, fez novo ataque à China. Saiba mai!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!