back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

Pesquisa afirma que evangélicos serão o maior grupo religioso do Brasil em dois anos

Projeção feita pelo demógrafo José Eustáquio Alves aponta que evangélicos serão maioria da população apenas em 2032, o que contraria pesquisa da Data-Makers - Foto: Reprodução

Estudiosos do tema questionaram a projeção feita pela empresa Data-Makers e afirmam que os dados divergem de diversos estudos já realizados acerca do crescimento deste segmento cristão no país

Por Michelli de Souza

A pesquisa de mercado “O Brasil Evangélico”, realizada pela empresa Data-Makers, traz uma série de dados relacionados a este grupo religioso e, entre eles, um que se destaca: em dois anos, os evangélicos serão o maior grupo religioso do país. Tal afirmação diverge de forma considerável de outros estudos já realizados, como o do demógrafo José Eustáquio Alves, que conjectura que os evangélicos devem ultrapassar o número de católicos por volta de 2032.

Pesquisa afirma que evangélicos serão o maior grupo religioso do Brasil em dois anos
O cientista político Vinicius do Valle avalia que pesquisas de mercado devem ser vistas com cautela – Foto: Divulgação

Na visão do cientista político e diretor do Observatório Evangélico, Vinicius do Valle, é preciso ter um pouco de cautela com informações produzidas por pesquisas de mercado, tendo em vista que não há o mesmo rigor metodológico e os objetivos do estudo são diferentes das pesquisas estatísticas e de outros estudos sociológicos.

- Publicidade -

“Para esse tipo de informação, a gente precisaria de dados mais consistentes. Estamos aguardando os dados do Censo em relação à religião e há dezenas de pesquisas feitas por institutos, como o Datafolha, Quest, entre outros, que não estão batendo com esses números”, ressaltou o pesquisador.

O teólogo Rodolfo Capler também considerou o estudo questionável, sobretudo por confrontar a legitimidade de previsões feitas por pesquisas mais embasadas, como a de José Eustáquio Alves, que é professor aposentado da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas palavras de Capler, “tais previsões chegam a parecer um factóide”.

Pesquisa afirma que evangélicos serão o maior grupo religioso do Brasil em dois anos
O teólogo Rodolfo Capler afirmou que as previsões feitas pela pesquisa da Data-Makers se assemelham a um “factóide” – Foto> Acervo Pessoal

“Essa pesquisa da Data-Makers parece ser um pouco frágil. Um dos principais problemas desta pesquisa é que ela parece desconsiderar o contexto social, histórico e cultural do Brasil, onde sobretudo a religião católica possui um profundo enraizamento, uma capilaridade profunda na sociedade. É óbvio que os evangélicos estão crescendo e assumindo a vanguarda em algumas questões, mas, ainda assim, penso que essa projeção de que os evangélicos serão o grupo maioritário carece de mais embasamento”, acrescentou o teólogo.

Capler pontuou, ainda, que uma pesquisa mercadológica tem objetivos comerciais, o que pode comprometer os resultados. “O crescimento do evangelicalismo no Brasil é um fenômeno complexo, que não pode ser resumido a essas projeções rápidas. Por exemplo, as projeções do José Eustáquio Alves oferecem um quadro mais realista, mais alinhado com as evidências atuais, tem gráficos, uma série de elementos que embasam a projeção dele, que também não é absoluta, é uma projeção”, realçou.

LEIA MAIS
Cristãos enfrentam "futuro incerto" com a queda de al-Assad na Síria Cristãos enfrentam “futuro incerto” com a queda de al-Assad na Síria - Desde que o grupo terrorista HTS assumiu o poder em Alepo, muitos cristãos fugiram, deixando para trás um grupo pequeno, mas decidido, tentando manter a…
STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas - A ministra Cármen Lúcia destacou que os municípios não têm autoridade para legislar sobre currículos, conteúdos programáticos ou metodologias de ensino

Estudo traz dados sobre comportamento de consumo do evangélico

Um compilado de dados da pesquisa foi disponibilizado no site da Data-Makers. Esse documento não mostra o detalhamento das informações e nem a metodologia. Consta, apenas, que o estudo foi feito em parceria com a Dolores Design de Soluções e foi realizado com mais de 1,7 mil brasileiros, entre evangélicos e não evangélicos.

O documento com o resumo da pesquisa recebe o título “10 coisas que você precisa saber sobre o Consumidor Evangélico”. A primeira delas é que os evangélicos são 35% da população no país, enquanto os católicos, 39%. Já a segunda informação é que, em dois anos, os evangélicos serão o maior grupo religioso do Brasil. Na sequência, o estudo revela que, em comparação aos não evangélicos, os fiéis deste segmento cristão são bem mais envolvidos com a religião, comportamento que também se reflete nas decisões de compra, que seriam influenciadas, em grande parte, pela religião. 

A pesquisa aponta, ainda, que um terço dos evangélicos não se sente atendido pelo mercado, enquanto mais da metade deles não se sentem representados pelas marcas. O estudo mapeou, inclusive, as redes sociais mais acessadas por este segmento religioso, estando o Instagram em primeiro lugar, seguido pelo YouTube. 

Confira, a seguir, o arquivo que traz o compilado de “O Brasil Evangélico”: 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -