19.4 C
Vitória
sexta-feira, 19 agosto 2022

Pesquisa: 38% dos pastores já pensaram em abandonar o ministério

pastor
Foto: unsplash

Apenas um em cada três pastores é considerado “saudável” em termos de bem-estar

Por Marlon Max

Dados recentes coletados da pesquisa do Instituto Barna indicam que os pastores dos EUA estão atualmente em crise e sob risco de esgotamento. Segundo o estudo, somente em 2021, houve um aumento dramático no número de pastores que estão pensando em abandonar totalmente o ministério.

Quase dois em cada cinco pastores consideraram abandonar o ministério de tempo integral. Com o bem-estar dos pastores em jogo, e muitos à beira do esgotamento, 38% indicam que consideraram abandonar o ministério de tempo integral no ano passado. Essa porcentagem aumentou 9 pontos (de 29%) desde que Barna fez a mesma pergunta aos líderes da igreja no início de 2021.

Uma análise mais profunda desses dados, argumentam os pesquisadores, mostra que alguns grupos estão se saindo pior do que outros. Uma das descobertas mais alarmantes é que 46% dos pastores com menos de 45 anos dizem que estão considerando abandonar o ministério de tempo integral, em comparação com 34% dos pastores com 45 anos ou mais. Manter os líderes mais jovens encorajados e em seus papéis ministeriais será crucial para a próxima década de vitalidade congregacional nos EUA, relata o estudo.

Outra lacuna notável surge com base na denominação, com pastores de denominações tradicionais muito mais propensos a considerar desistir do que aqueles de denominações não tradicionais (51% contra 34%). Outras diferenças significativas surgem entre os gêneros, com as pastoras sendo muito mais propensas do que os pastores do sexo masculino a considerarem desistir do ministério de tempo integral e posse do ministério.

Especificamente, cerca de um terço dos pastores que estão considerando renunciar estão no ministério há cerca de 20 anos, mas estão em sua igreja atual há sete anos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se