19 C
Vitória
terça-feira, 4 agosto, 2020

Aumenta o número de cristãos mortos por causa da fé

Leia também

PIB contraiu 11,2% no 2º trimestre de 2020

Em relação ao segundo trimestre de 2019, a queda na atividade econômica apontada pelo IAE foi de 11,7%

Esperamos que agosto seja o pico da covid-19 nas Américas, diz Jarbas Barbosa

Durante a coletiva, o diretor-assistente da Opas comentou o fato de que o padrão de transmissão da doença na América Latina tem se mostrado distinto da Europa

Brasil: Prefeitos se unem em campanha de combate à covid-19

Iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que negociou com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização especial para veicular comunicação sobre a doença em jornais, sites, rádios e na TV durante toda a pandemia

Em todo o mundo, 4.305 cristãos foram mortos por motivos relacionados à fé no período entre novembro de 2017 e outubro de 2018

No período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2019, foram registrados 4.305 mortes de cristãos, mas esse número não engloba apenas as 50 nações do ranking, mas também os países em observação e de outras partes do mundo, como Europa.

Se nos atermos somente aos países do top 50 do ranking, onde os cristãos são mais perseguidos, o número de mortos é 4.136.

Do total de mortes, 86% ocorreram na Nigéria, ou seja, foram 3.731 cristãos mortos no país no período. Esse número é bem maior que o de 2018, que foi de 2.000 cristãos mortos. Na Nigéria, a maioria das mortes ocorreu nos estados do Cinturão Médio, na região central do país. Em quase todos os casos, os atacantes eram criadores de gado fulanis. O estado com mais registro de cristãos mortos é Plateau. Em 4 de julho de 2018, a Câmara dos Representantes da Nigéria declarou que os assassinatos no estado de Plateau configuram genocídio.

Além da Nigéria, no topo da lista de países em que mais cristãos foram mortos estão República Centro-Africana, Somália, Etiópia e Paquistão. Destes, apenas o Paquistão não se encontra na África Subsaariana. Somente na República Centro-Africana o número de cristãos mortos diminuiu, indo de 500 em 2018 para 146 em 2019.

Na Somália, o número de cristãos mortos mais que dobrou, indo de 23 em 2018 para 50 em 2019. Os cristãos somalis enfrentam violência por parte da família, clã, autoridades e milícias. Em várias ocasiões, o Al-Shabaab expressou em palavras e ações que tem os cristãos como alvo, tanto na Somália como nos países vizinhos. Na Etiópia, o número subiu de 3 para 31 e no Paquistão foi de 15 para 28.

Esses números mostram como a violência contra cristãos aumentou no último ano em todo o mundo. É por isso que seu apoio à causa da Igreja Perseguida é tão importante. Será que sua fé ficaria abalada se membros da sua família fossem mortos por seguir a Jesus?

*Com informações da Missão Portas Abertas.


leia mais

A dificuldade de ser cristão no Laos, um país comunista
Os 41 anos da missão Portas Abertas no Brasil
Ranking aponta os 50 países que mais perseguem cristãos

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Marcha pra Jesus é cancelada em São Paulo

Por causa do coronavírus a prefeitura de São Paulo cancelou a Marcha para Jesus. O maior evento cristão do mundo ocorreria em 02 de novembro deste ano

Plugue-se

Amanda de Sá feat Sanderson Moraes “Nossa bandeira”

Nossa bandeira é o terceiro lançamento da artista pela Sony music desde que venceu o festival de Música Eagle, edição ES, em setembro do ano passado

Faces da perseguição: o preço de viver pela fé

Viver pela fé em meio a perseguição. Na séria faces da perseguição, mostra a história do pastor Jean Marc, que enviou a família para um esconderijo no Congo, mas ficou na República centro-africana por causa da igreja. Saiba mais!

Max Weber: Economia e religião estão interligadas?

No livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", o sociólogo alemão, Max Weber, se debruça em um estudo minucioso sobre as religiões e o sistema econômico do século XX

Vida após a morte em “O Céu é de Verdade”

"O Céu é de verdade" foi sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, conta a história de uma criança que visita o paraíso em uma experiência de “quase morte”