Aumenta o número de cristãos mortos por causa da fé

Foto: Reprodução

Em todo o mundo, 4.305 cristãos foram mortos por motivos relacionados à fé no período entre novembro de 2017 e outubro de 2018

No período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2019, foram registrados 4.305 mortes de cristãos, mas esse número não engloba apenas as 50 nações do ranking, mas também os países em observação e de outras partes do mundo, como Europa.

Se nos atermos somente aos países do top 50 do ranking, onde os cristãos são mais perseguidos, o número de mortos é 4.136.

Do total de mortes, 86% ocorreram na Nigéria, ou seja, foram 3.731 cristãos mortos no país no período. Esse número é bem maior que o de 2018, que foi de 2.000 cristãos mortos. Na Nigéria, a maioria das mortes ocorreu nos estados do Cinturão Médio, na região central do país. Em quase todos os casos, os atacantes eram criadores de gado fulanis. O estado com mais registro de cristãos mortos é Plateau. Em 4 de julho de 2018, a Câmara dos Representantes da Nigéria declarou que os assassinatos no estado de Plateau configuram genocídio.

Além da Nigéria, no topo da lista de países em que mais cristãos foram mortos estão República Centro-Africana, Somália, Etiópia e Paquistão. Destes, apenas o Paquistão não se encontra na África Subsaariana. Somente na República Centro-Africana o número de cristãos mortos diminuiu, indo de 500 em 2018 para 146 em 2019.

Na Somália, o número de cristãos mortos mais que dobrou, indo de 23 em 2018 para 50 em 2019. Os cristãos somalis enfrentam violência por parte da família, clã, autoridades e milícias. Em várias ocasiões, o Al-Shabaab expressou em palavras e ações que tem os cristãos como alvo, tanto na Somália como nos países vizinhos. Na Etiópia, o número subiu de 3 para 31 e no Paquistão foi de 15 para 28.

Esses números mostram como a violência contra cristãos aumentou no último ano em todo o mundo. É por isso que seu apoio à causa da Igreja Perseguida é tão importante. Será que sua fé ficaria abalada se membros da sua família fossem mortos por seguir a Jesus?

*Com informações da Missão Portas Abertas.


leia mais

A dificuldade de ser cristão no Laos, um país comunista
Os 41 anos da missão Portas Abertas no Brasil
Ranking aponta os 50 países que mais perseguem cristãos