24.7 C
Vitória
sexta-feira, 30 outubro 2020

Somália: “mantendo a fé cristã em segredo”

Leia também

Anvisa informa que não recebeu pedido de registro formal para vacina russa

Quando a Anvisa revisa todos os documentos técnicos e regulatórios e verifica os dados de segurança e eficácia

STF começa a julgar pedido do PDT para afastar Guedes

"A amplitude do objeto da arguição de descumprimento de preceito fundamental não significa admitir seja qualquer ato", registrou Marco Aurélio

Indicador de incerteza na economia cai para 143,8 pontos em outubro, diz FGV

O componente de Mídia recuou 4,0 pontos, para 126,0 pontos, contribuindo negativamente em 3,5 pontos para a queda do indicador geral no mês

Na Somália, a perseguição aos cristãos se caracteriza tanto pela pressão extrema como pela violência

A Somália é conhecida por ser hostil aos cristãos. O país ocupa a 3ª posição na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2020. Desde que a lista começou a ser publicada, em 1993, a Somália está entre os 50 países onde os cristãos são mais perseguidos.

A perseguição é severa para cristãos ex-muçulmanos. Eles podem até ser decapitados se forem descobertos. A população muçulmana equivale a 99,9%. De acordo com líderes religiosos islâmicos: não há lugar para cristãos no país. Outros líderes comunitários veem os cristãos como um elemento estranho em seu país, como uma ameaça.

Embora possa haver centenas de cristãos entre os 15,6 milhões de habitantes do país, o caráter intensamente tribal da sociedade somali significa que qualquer muçulmano que se converta ao cristianismo será imediatamente detectado e corre o risco de morrer.

Todos os grupos tribais se identificam como muçulmanos. No país não há lugares seguros para os cristãos praticarem a fé. A comunidade e os membros da família perseguem qualquer um que deixe o islã.

Lista Mundial de perseguição 

A LMP avalia a pressão sobre os cristãos em cinco esferas da vida. A Somália atinge uma pontuação próxima da máxima (16,7) em todas as categorias. A pressão na vida privada é 16,5; na família é 16,7; na comunidade, 16,6; na nação, 16,6; e na igreja, 16,5; a pontuação de violência é 9,4. O país totaliza 92 pontos.

Extremistas islâmicos

Houve um renascimento da militância islâmica, levando ao crescimento de organizações muçulmanas militantes baseadas em clãs, das quais a mais forte é o Al-Shabaab.

O grupo continua forte o suficiente para realizar ataques mortais até mesmo na capital Mogadíscio, sede do governo federal. Os Estados Unidos têm feito ataques aéreos contra o Al-Shabaab, mas esses não tiveram êxito em produzir os efeitos esperados.

A perseguição é um fenômeno nacional. Os cristãos não têm espaço nem proteção seja na comunidade ou no governo. O governo eleito em 2017, conseguiu sobreviver em 2018 e 2019 com a ajuda de tropas da União Africana apoiadas pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Em maio de 2019, a ONU não renovou o mandato da sua missão no país até as eleições nacionais em 2020. Pode-se esperar que o Al-Shabaab continue mirando os cristãos ex-muçulmanos como suas vítimas e que nenhuma das igrejas destruídas seja reaberta tão cedo.

O mais admirável é que os cristãos na Somália chegaram à fé sabendo de todos esses desafios. Eles às vezes pagam o preço final: a morte. Um pesquisador de campo do Portas Abertas atesta a perseverança dos cristãos somalis: “Em meio aos tempos mais difíceis de perseguição e execução dos cristãos, eles permaneceram firmes, mantendo a fé cristã em segredo”.

*Da Redação, com informações de Portas Abertas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Dívida bruta do Governo Geral sobe a 90,6% do PIB em setembro, diz BC

A dívida líquida apresenta valores menores que os da dívida bruta porque leva em consideração as reservas internacionais do Brasil

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

762 instituições foram aprovadas para ofertar o PIX , diz BC

O PIX é um sistema que permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

Campos Neto cita mudanças nas projeções de PIB em 2020, para retração menor

"A ideia é ter um crescimento sustentável, com menos participação do governo", ponderou o presidente do Banco Central

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Culto vai celebrar os 48 anos do Hospital Evangélico

Por conta da pandemia, culto de ação de graças será em formato drive-in, em Vila Velha (ES). 

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Larissa e Isabela e Mariana Valadão cantam o amor

Baseada no amor cristão, música é o quarto lançamento de Larissa e Isabela pela Sony

Nova fase da Academia da Bíblia SBB

Com novos cursos, o projeto de capacitação bíblica da SBB deseja auxiliar o cristão no estudo aprofundado da Palavra de Deus. Saiba mais!

Quando Deus é a fonte do equilíbrio em campo e da força emocional

Sucesso na Liga dos Campeões da Europa, o goleiro Keylor Navas, 33 anos, dirige estudos bíblicos com um grupo de 10 pessoas em Paris.

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!