26.4 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Cuba – Cristãos sofrem com a perseguição

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Esperança na Síria: Plantando bondade em meio a muçulmanos

Como aulas de reforço com equipe do Centro de Esperança mudaram o comportamento de crianças atendidas em escola na vila de Al Bassa, na Síria

Quem era George Floyd, que foi morto por um policial nos EUA?

O homem negro que foi morto por um policial nos EUA, George Floyd ajudou pastores a evangelizar e discipular uma comunidade carente no Texas, marcada pela violência entre gangues

São Paulo ultrapassa os 100 mil casos de coronavírus

Estado também contabilizou 295 mortes por Covid-19 em um dia, chegando ao total de 7.275 óbitos confirmados. Número de casos em 24h foi o segundo maior desde o início da pandemia

MS: Decreto de oração contra o coronavírus é suspenso pela Justiça

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul suspendeu decreto que pedia oração e jejum contra o coronavírus em Ladário, interior do estado

Vários líderes evangélicos foram interrogados e presos nos últimos meses no país. Mesmo com a perseguição, cristãos continuam se reunindo e levando a mensagem da cruz.

Segundo o pastor cubano Mario Félix Lleonart, as igrejas evangélicas têm aumentado no país e isso tem irritado o governo. No dia 28 de fevereiro, o ativista da liberdade religiosa, Leonardo Rodrigues Alonso foi detido. Ele é um dos coordenadores regionais do Instituto Patmos, organização independente que promove a liberdade de religião e crença para todos os cubanos.

“As prisões do irmão Leonardo e outras formas de assédio vêm se multiplicando desde o ano passado. O Instituto Patmos apresentou um relatório sobre a liberdade religiosa na ilha nos últimos quatro anos ao Conselho de Direitos Humanos da ONU para ser lido na Revisão Periódica Universal de Cuba, que acontecerá em maio próximo em Genebra. O relatório foi recebido e aceito. E esse foi o motivo para a prisão de Leonardo”, explicou.

Pastor cubano Mario Félix Lleonart. Foto: Reprodução Web

Em 2017, líderes evangélicos do país se uniram para a campanha “Poder para Transformar”, na capital cubana. Mas as autoridades tentaram impedir a união, alegando que cada denominação deve realizar suas atividades separadamente. “O sistema político cubano precisa de uma sociedade civil tão fraca quanto possível para que governem à vontade”, lamenta.

Liberdade religiosa

Um relatório da ONG Christian Solidariety internacional divulgado ano passado apontou 325 violações da liberdade de religião ou crença no país. Os cristãos enfrentam vigilância do governo. O Partido Comunista de Cuba possui um Escritório de Assuntos Religiosos, que “supervisiona” os cultos. Encontros ao ar livre e cruzadas são proibidas. Mesmo assim, muitas igrejas os realizam.

“Estamos profundamente preocupados com o crescente número e a gravidade das violações da liberdade religiosa relatadas por uma variedade de denominações e grupos religiosos. Isso mostra que o governo está tentando reforçar seu controle sobre as atividades e a participação da população em atividades religiosas”, diz o documento.

Com informações de Evangelical Focus


Leia também

Lista aponta os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição

Em reflexão, Hillsong United grava vídeo com integrantes em quarentena

"Tendo colocado a letra e a melodia para combinar com qualquer humor ou ocasião, a mensagem dessa música é perfeita para todos nós agora", escreveu integrante. Confira!