back to top
22.9 C
Vitória
domingo, 20 DE abril DE 2025

Perdão e superação: o que a fé ensina sobre seguir em frente

Histórias de fé mostram que o perdão vai além do merecimento e pode ser um caminho para a libertação espiritual

Por Cristiano Stefenoni

A polêmica envolvendo a cantora Baby do Brasil, que pediu para que pessoas vítimas de violência sexual perdoassem seus abusadores, trouxe à tona o debate sobre o verdadeiro perdão. Nas redes sociais, há quem defenda que, dependendo do tipo de erro, perdoar é impossível, pois isso poderia incentivar outros crimes. Mas também existem aqueles que veem o perdão como o único caminho para se libertar do trauma e seguir em frente.

O fato é que a história está repleta de casos de pessoas que perdoaram seus algozes. No dia 8 de novembro de 2024, Tom King, de 72 anos, foi morto ao ser atropelado por Brandon Wellert, de 25 anos. Apesar da dor, a família do aposentado perdoou o motorista e até depôs a seu favor no julgamento, o que foi crucial para que ele não fosse preso.

- Publicidade -

O pastor da Igreja Missão Praia da Costa, Rogério Breder, conta que sua esposa teve o pai, a mãe, a irmã e o sobrinho assassinados. A tragédia a acompanhou por anos, até que, durante um acampamento, Deus tocou seu coração para que perdoasse aquele que destruiu sua família inteira.

“Como perdoar uma pessoa assim? É natural, normal? Não, é espiritual! Perdoar destravou a vida da minha esposa, o nosso casamento, deu a ela um ministério, uma nova vida e um livro”, conta Breder. Aliás, certa vez, em uma de suas palestras sobre perdão, houve um testemunho poderoso.

O pastor relata que uma jovem havia sido abusada pelo tio por muito tempo. Revoltada com a situação, saiu de casa, tornou-se moradora de rua, usuária de drogas e chegou a ser presa. Ao assistir à palestra sobre perdão, tomou uma atitude inesperada e extremamente difícil.

“Ela viajou até a casa do tio, que não a via há muitos anos. Chegando lá, apontou para ele e disse tudo o que passou por conta dos abusos, mas que, mesmo assim, iria perdoá-lo”, lembra Breder. Segundo ele, esse ato fez com que um enorme peso saísse de suas costas, libertando-a para recomeçar sua vida.

“Não perdoar é como viver com uma âncora nos pés, impedindo de sair do lugar, de prosperar. Por outro lado, o perdão destrava a vida, os ministérios, a família. Perdão não é para quem merece, porque, se merecesse, não seria perdão, mas justiça”, afirma.

No entanto, o pastor reconhece que perdoar, especialmente em casos complexos, não é uma tarefa fácil. Ele cita, por exemplo, a passagem do Pai Nosso, ensinada por Jesus em Mateus 6:12, quando diz: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”, destacando que o perdão ao próximo é um requisito para ser perdoado por Deus.

Breder ressalta ainda que o perdão é um tema tão sério para Deus que, mesmo após a advertência feita na oração-modelo, Cristo continua abordando o assunto nos versículos seguintes:

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:14-15).

“O perdão não é natural, mas espiritual. Não é para qualquer um, é para o crente. Não é para qualquer momento, é para momentos com Deus. O perdão liberta. Por meio dele, outras pessoas podem ver Jesus em nossa vida”, ressalta o pastor.

LEIA MAIS
Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ - A proposta é de autoria do vereador Eder Borges (PL), que sugere que a restrição seja aplicada tanto em espaços públicos quanto privados.
Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia - O evento contou com a participação do evangelista Will Graham, neto do renomado pregador Billy Graham, que pregou com base na história de Caim e…

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -