21.8 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Crise: Perda de fé da próxima geração?

Leia também

Pesquisa! Desigualdade nas refeições básicas

O Sudão do Sul está mais uma vez no topo da lista, com ingredientes básicos custando 186% da renda diária de uma pessoa

Covid-19: Anticorpos duram sete meses no organismo

Estudo com 6 mil pessoas mostrou que os infectados pela covid-19 geram uma reação imunológica adequada. Saiba mais!

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

Pesquisa constatou que a pandemia pode resultar em perda de fé na próxima geração. Ou seja, jovens não devem voltar à igreja após a pandemia. Saiba mais!

A pandemia de coronavírus pode acelerar a perda de fé na próxima geração, a menos que as igrejas encontrem maneiras de discipular melhor os jovens fiéis e mantê-los conectados. É o que aponta pesquisadores sênior do Barna Group.

O presidente da empresa de pesquisa cristã evangélica sediada na Califórnia, David Kinnaman e Mark Matlock, diretor de insights, citaram pesquisas anteriores destacando como a maioria dos jovens que cresceram na igreja se afastará de sua fé ou da igreja quando tornaram-se adultos jovens, durante uma discussão recente sobre o impacto da pandemia nos cristãos de 18 a 29 anos.

E ambos acreditam que a pandemia tornará esta crise de fé ainda pior, a menos que sejam tomadas medidas para estancar seu impacto.

“Acho que vai. Na verdade, acho que veremos um número crescente de pessoas que perderam a conexão com sua comunidade de fé, com seus ritmos e práticas habituais. Na verdade, veremos um número crescente nos próximos anos e o impacto de longo prazo será ainda maior”, disse Kinnaman.

“Sabemos que 22% dos jovens hoje são o que chamamos de ‘pródigos’. Eles perderam totalmente a fé. Esse número cresceu o dobro de 11% há 10 anos. Portanto, é difícil saber como será em 10 anos, mas achamos que vai realmente acelerar esse problema”, explicou o presidente do Grupo Barna.

Resolução do problema

Quando questionado sobre o que ele estava vendo e ouvindo de igrejas que estão tentando responder ao problema, Matlock destacou uma pesquisa que mostra que entre os adultos de 18-29 que foram criados como cristãos, apenas 10% deles são considerados discípulos ideais ou ‘resilientes’. Cerca de 22% não são mais cristãos e 30% são classificados como ‘nômades’ porque ainda acreditam em Deus, mas não estão conectados a uma igreja. Outros 38% são considerados ‘frequentadores habituais da igreja’, mas têm laços frouxos com Deus.

“É importante perceber que 22% são aqueles que simplesmente não vão mais à igreja. Eles disseram que não se identificam mais como cristão, o que é muito sério”, disse Matlock.

“Há outro grupo que chamamos de nômades que ainda se identificam como cristãos, não estão ligados à igreja. Mas há outro grupo, eles não estão realmente tão conectados com Deus, mas eles vêm à igreja com bastante frequência e é isso que chamamos de frequentadores habituais. E há o resiliente, o que chamamos de discípulo ideal ”, continuou.

Matlock sugeriu que, como as igrejas ainda têm relacionamentos com seus frequentadores habituais, elas poderiam encontrar maneiras de capitalizar sobre esses relacionamentos e aprender como torná-los melhores discípulos.

“Quando pensamos sobre os frequentadores habituais da igreja, uma das coisas que sabemos que os torna diferentes dos resilientes é que eles têm relacionamentos significativos na igreja. Isso saiu da pesquisa que fizemos para Faith for Exiles. Vimos cinco tipos de temas que contribuem para um discipulado resiliente”, disse ele. “A pandemia acelerou a urgência, eu acredito, em discipular aqueles frequentadores habituais da igreja. Eles vêm às nossas igrejas com uma frequência muito boa, mas não estão realmente fundamentados em sua fé, prática ou crença. E essa é uma oportunidade que temos”.

Conexões

Ambos os pesquisadores acreditam que este grupo teve “a mão na porta” antes que a pandemia e o impacto duradouro do vírus pudesse fazer com que eles “girassem a maçaneta e passassem por ela”.

“Isso significa que temos que fazer conexões pessoais com esta geração. Precisamos estar chamando cada jovem com quem temos contato. Precisamos fazer uma conexão com eles. Perguntando como eles estão? Descobrindo como anda sua fé. Como podemos ser a igreja para você? Sabemos que os resilientes têm esses relacionamentos, os habituais não. E é uma coisa difícil de fazer na pandemia tentar construir essas coisas, mas isso é o mais urgente agora”, acrescentou Matlock.

*Com informações de The Christian Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Cafeteria missionária: Tomando café e fazendo o bem

Conheça a Cafeteria missionária que emprega ex-viciados e moradores em situação de rua, nos EUA. Saiba mais!

Dons espirituais para a Igreja

Dádivas de Deus, os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Rapper Biorki e DJ Gio Marx: “Boombap Session – Gratitude”

A faixa traz uma reflexão sobre a importância das coisas simples da vida. Confira a canção!

Lenda da indústria da música, Mariah Carey e o despertar da fé

Em seu livro "The Meaning of Mariah Carey" (O significado de Mariah Carey), a cantora pop , Mariah Carey, disse que depois de encontrar o Espírito Santo durante sua juventude, sua fé em Deus foi despertada. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson