21.4 C
Vitória
quarta-feira, 20 janeiro 2021

Crise: Perda de fé da próxima geração?

Pesquisa constatou que a pandemia pode resultar em perda de fé na próxima geração. Ou seja, jovens não devem voltar à igreja após a pandemia. Saiba mais!

A pandemia de coronavírus pode acelerar a perda de fé na próxima geração, a menos que as igrejas encontrem maneiras de discipular melhor os jovens fiéis e mantê-los conectados. É o que aponta pesquisadores sênior do Barna Group.

O presidente da empresa de pesquisa cristã evangélica sediada na Califórnia, David Kinnaman e Mark Matlock, diretor de insights, citaram pesquisas anteriores destacando como a maioria dos jovens que cresceram na igreja se afastará de sua fé ou da igreja quando tornaram-se adultos jovens, durante uma discussão recente sobre o impacto da pandemia nos cristãos de 18 a 29 anos.

E ambos acreditam que a pandemia tornará esta crise de fé ainda pior, a menos que sejam tomadas medidas para estancar seu impacto.

“Acho que vai. Na verdade, acho que veremos um número crescente de pessoas que perderam a conexão com sua comunidade de fé, com seus ritmos e práticas habituais. Na verdade, veremos um número crescente nos próximos anos e o impacto de longo prazo será ainda maior”, disse Kinnaman.

“Sabemos que 22% dos jovens hoje são o que chamamos de ‘pródigos’. Eles perderam totalmente a fé. Esse número cresceu o dobro de 11% há 10 anos. Portanto, é difícil saber como será em 10 anos, mas achamos que vai realmente acelerar esse problema”, explicou o presidente do Grupo Barna.

Resolução do problema

Quando questionado sobre o que ele estava vendo e ouvindo de igrejas que estão tentando responder ao problema, Matlock destacou uma pesquisa que mostra que entre os adultos de 18-29 que foram criados como cristãos, apenas 10% deles são considerados discípulos ideais ou ‘resilientes’. Cerca de 22% não são mais cristãos e 30% são classificados como ‘nômades’ porque ainda acreditam em Deus, mas não estão conectados a uma igreja. Outros 38% são considerados ‘frequentadores habituais da igreja’, mas têm laços frouxos com Deus.

“É importante perceber que 22% são aqueles que simplesmente não vão mais à igreja. Eles disseram que não se identificam mais como cristão, o que é muito sério”, disse Matlock.

“Há outro grupo que chamamos de nômades que ainda se identificam como cristãos, não estão ligados à igreja. Mas há outro grupo, eles não estão realmente tão conectados com Deus, mas eles vêm à igreja com bastante frequência e é isso que chamamos de frequentadores habituais. E há o resiliente, o que chamamos de discípulo ideal ”, continuou.

Matlock sugeriu que, como as igrejas ainda têm relacionamentos com seus frequentadores habituais, elas poderiam encontrar maneiras de capitalizar sobre esses relacionamentos e aprender como torná-los melhores discípulos.

“Quando pensamos sobre os frequentadores habituais da igreja, uma das coisas que sabemos que os torna diferentes dos resilientes é que eles têm relacionamentos significativos na igreja. Isso saiu da pesquisa que fizemos para Faith for Exiles. Vimos cinco tipos de temas que contribuem para um discipulado resiliente”, disse ele. “A pandemia acelerou a urgência, eu acredito, em discipular aqueles frequentadores habituais da igreja. Eles vêm às nossas igrejas com uma frequência muito boa, mas não estão realmente fundamentados em sua fé, prática ou crença. E essa é uma oportunidade que temos”.

Conexões

Ambos os pesquisadores acreditam que este grupo teve “a mão na porta” antes que a pandemia e o impacto duradouro do vírus pudesse fazer com que eles “girassem a maçaneta e passassem por ela”.

“Isso significa que temos que fazer conexões pessoais com esta geração. Precisamos estar chamando cada jovem com quem temos contato. Precisamos fazer uma conexão com eles. Perguntando como eles estão? Descobrindo como anda sua fé. Como podemos ser a igreja para você? Sabemos que os resilientes têm esses relacionamentos, os habituais não. E é uma coisa difícil de fazer na pandemia tentar construir essas coisas, mas isso é o mais urgente agora”, acrescentou Matlock.

*Com informações de The Christian Post

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Samarco: auxílio financeiro é prorrogado até o fim de 2021

Segundo informações do Ministério Público Federal de Minas Gerais, o montante será pago aos atingidos pelo desastre do Rio Doce, mas com redução de 50% do valor a partir de janeiro

Suspenso o inquérito contra desembargador que humilhou guardas em Santos

Diz que direito de defesa foi violado. Caso aconteceu em Santos (SP). Eduardo Siqueira humilhou guarda e se recusou a usar máscara na orla

Missões Nacionais abençoando o Amazonas

A campanha SOS Manaus, da Junta de Missões Nacionais mobiliza igrejas e parceiros missionários, todos voluntários para abençoar o estado do Amazonas. Saiba mais!

“Haja luz”, nova canção de Luciano Camargo

O louvor, que já está disponível em todas as plataformas digitais, vem como uma comemoração da vida do artista e um anseio para o ano novo. Ouça a canção!

O legado de Luther King por Pastor Michael Eric Dyson

Como Martin Luther King, um pastor batista negro se revoltou com a desigualdade racial e liderou um movimento que iria inspirar ações antiracistas regiões do mundo. Saiba mais!

Mourão: Forças Armadas indisciplinadas comprometem democracia

Vice-presidente Mourão disse que, no Brasil, Forças Armadas são comprometidas com as suas missões. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social