26.5 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

Pequeno terremoto pode ter abalado barragens em Mariana

Leia também

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões

Abalos sísmicos aconteceram na região de Mariana, em Minas Gerais, antes do rompimento das barragens do Fundão e de Santarém, da mineradora Samarco, na tarde desta quinta-feira (05/11). A informação foi dada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Dois deles puderam ser sentidos, o primeiro às 14h02, com magnitude 2,5 graus na Escala Richter, e o segundo às 14h03, com 2,7 graus de magnitude. Os demais abalos próximos à região tiveram magnitude inferior aos 2,5, como informou o professor do observatório, George Sand França.

Segundo ele, não há informações que comprovem a ligação entre os abalos e as causas do rompimento das barragens. “É uma região que tem atividade sísmica”, disse, explicando que aspectos como detonações para extração de minérios ou eventos naturais podem causar os abalos. 

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais faz buscas no local da tragédia e já informou que estão confirmadas 17 mortes e 75 feridos. A Prefeitura de Mariana informou que são mais de 500 pessoas desalojas, sendo que 150 estão recebendo auxílio na Arena Mariana, todos perderam suas casas com o rompimentos das barragens.

O balanço do número de vítimas está sendo difícil, segundo informações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, por conta do difícil acesso ao local da tragédia.

Um funcionário de uma empreiteira da Samarco que conseguiu fugir na correria confirmou ter sentido tremores antes do rompimento da barragem. Andrew Oliveira, que trabalha como sinaleiro, contou que na hora do almoço houve “um abalo”, mas os empregados continuaram trabalhando normalmente. “Por volta das 16h30, por aí assim, começou a praticamente ter um terremoto, mesmo, um terremoto”, afirmou assustado. 

O trabalhador conseguiu se salvar pulando de uma altura de quatro metros. “Acho que foi Deus, Deus que deu coragem mesmo de a gente não parar de correr e de acreditar que eu podia ficar vivo”, salientou.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), Valério Vieira dos Santos, afirma que somente entre os trabalhadores que estavam no local a estimativa é de que haja 15 e 16 pessoas mortas, mas que 45 estão desaparecidas.

Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham na busca dos soterrados. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos.

A barragem de Fundão está localizada na unidade industrial da mina de Germano, a cerca de 25 km de Mariana – distrito localizado a 100 km de Belo Horizonte (Veja mapa). O tsunami de lama provocado pelo rompimento percorreu um raio de 60 quilômetros atingindo o distrito de Bento Rodrigues que tem pouco mais de 200 casas e cerca de 600 moradores.

O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, publicou um vídeo em suas redes sociais na quinta-feira. Segundo ele, o rompimento foi identificado à tarde e, imediatamente, foi acionado o plano de ação emergencial de barragens para priorizar o atendimento às pessoas que trabalham no local ou que vivem próximo às barragens. “Lamentamos profundamente e estamos muito consternados com o acontecido, mas estamos absolutamente mobilizados para conter os danos causados por esse acidente”, finalizou. 

Confira um vídeo com a vista aérea da tragédia de Mariana clicando aqui.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça inglesa se nega a julgar caso Mariana versus BHP no Reino Unido

O prefeito de Mariana, Duarte Junior (PPS), se disse confiante que o processo no exterior pudesse gerar mais resultados às vítimas

Kleber Lucas homenageia MG em música

Clipe oficial da música "Minas", que faz parte do novo EP de Kleber Lucas, "Mosaico Volume 2"

Cenário de guerra: confira os danos da chuva em BH

Em Minas Gerais,101 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Além disso, confira estragos causados pelo temporal que atingiu a cidade de Belo Horizonte nesta...

Curta sobre desastre ambiental em Mariana é premiado pela ONU

Filme foi o vencedor na categoria ODS em realidade virtual/360 graus O documentário Rio de Lama, do cineasta brasileiro Tadeu Jungle, foi o vencedor do Festival...

Ore por Paracatu (MG) – Ataque em igreja deixa mortos

Quatro pessoas foram mortas pelo suspeito que, segundo testemunha, era frequentador do templo A Igreja Batista Independente Shalom em Paracatu, na região Noroeste de Minas...

Barragens da Vale em nível máximo de alerta

Estruturas em Ouro Preto e Nova Lima estão no nível 3, que indica risco iminente de ruptura. Moradores já haviam sido retirados das áreas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!