back to top
30.4 C
Vitória
segunda-feira, 24 DE março DE 2025

PEC que amplia imunidade tributária das igrejas deve ser votada nesta segunda-feira (18)

A PEC 5/2023 passará por votação em duas sessões no Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A proposta, que prevê que a instituição religiosa seja isenta de impostos sobre compras e prestação de serviços, está na ordem do dia do Plenário na Câmara dos Deputados

Por Michelli de Souza

Na noite desta segunda-feira (18), deve ser votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2023, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella. A proposta altera a Constituição e amplia a imunidade tributária para templos de qualquer culto, proibindo a cobrança de tributos sobre bens ou serviços necessários à formação do patrimônio, à geração de renda e à prestação de serviços de todas as religiões.

A PEC ainda estabelece que as organizações assistenciais e beneficentes ligadas a confissões religiosas, como creches, asilos e comunidades terapêuticas, entre outras, também não podem ser tributadas.

- Publicidade -

A Constituição Federal já concede imunidade tributária a instituições religiosas, no entanto, ela vale somente para o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais das entidades. Não podem ser isentos, por exemplo, os salários dos pastores e nem eventuais materiais de construção que a igreja for comprar para construir um templo.

LEIA MAIS
As profecias bíblicas e o risco de uma Terceira Guerra Mundial As profecias bíblicas e o risco de uma Terceira Guerra Mundial - Com os recentes conflitos envolvendo Estados Unidos, Rússia, Ucrânia e Oriente Médio, o tema de uma guerra global voltou a ser debatido. Pastores comentam o…
Os dilemas de ser criado à imagem e semelhança das máquinas Os dilemas de ser criado à imagem e semelhança das máquinas - Cientistas dos EUA pedem autorização à FDA para iniciar testes do útero artificial em humanos. A medida levanta questionamentos éticos, morais e espirituais

A proposta ainda vai passar pela votação em dois turnos no Plenário e precisa de pelo menos 308 votos favoráveis em cada turno.   

Aprovada por unanimidade

A PEC 5/2023 foi aprovada por unanimidade na Comissão Especial, no dia 27 de fevereiro de 2024. A proposta original previa benefícios aos partidos políticos, mas o substitutivo do relator, deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO), retirou essa parte do texto. 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -