22.1 C
Vitória
quinta-feira, 4 março 2021

Pazuello orienta prefeitos a não reterem vacinas até aplicação da 2ª dose

A nova orientação passaria a valer a partir do dia 23 deste mês

Por Mateus Vargas (AE)

Pressionado pelo ritmo lento de vacinação para covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a prefeitos nesta sexta-feira, 19, que não será mais preciso reter metade dos lotes disponíveis até a aplicação da segunda dose do imunizante. A nova orientação passaria a valer a partir do dia 23 deste mês, quando o governo federal espera receber mais 4,7 milhões de vacinas.

A mudança não significa que a segunda dose deixará de ser aplicada. No começo da campanha, o ministério pediu para que metade das doses fossem retidas pelo risco de não haver reposição dos estoques a tempo da segunda dose. Pazuello disse aos prefeitos que há segurança agora para usar todos o estoque para a primeira dose e receber novas vacinas dentro do prazo para a segunda aplicação.

O ministro também prometeu antecipar a vacinação de professores. Pazuello está reunido com representantes da Frente Nacional dos Prefeitos. Na terça-feira, 16, a entidade se posicionou sobre a escassez de vacinas no País. Cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis já anunciaram ter parado ou reduzido o ritmo da campanha de vacinação. “Agora, o problema da escassez quem tem de resolver é o Ministério da Saúde”, disse a entidade em nota.

A FNP anunciou pelo Twitter a nova estratégia de vacinação: “Agora, a partir do dia 23, com a chegada de 4,7 milhões de novas vacinas, a imunização será em 4,7 milhões de brasileiros, não a metade, como estava acontecendo até então. A justificativa é que a pasta tem garantia de produção das doses.”

O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou na quinta-feira, 18, a 5.614.633, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. 25 Estados informaram dados atualizados e 211.720 pessoas receberam a primeira dose nas 24 horas anteriores.

Pazuello está sob forte pressão pelo ritmo lento na vacinação contra a covid-19. Além disso, o general da ativa é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta omissão para evitar o colapso de saúde no Amazonas.

Cobrado por um cronograma de entrega de vacinas, Pazuello disse a governadores na quarta-feira, 17, que toda a população “vacinável” (menores de 18 anos, por exemplo, não estão recebendo as doses) será imunizada neste ano. Ele ainda prometeu a entrega de cerca de 455 milhões de doses de vacinas em 2021, mas considerou a vinda de imunizantes que ainda nem sequer entregaram todos os dados de segurança e eficácia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como a Covaxin e a Sputnik V.

O ministro também ignorou atraso na entrega de insumos farmacêuticos para o envase ou fabricação de vacinas no Instituto Butantan e Fiocruz.

Como mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, no ritmo em que a vacinação contra a covid-19 é conduzida no Brasil, o País levaria mais de quatro anos para ter toda a sua população imunizada.

O cálculo é do microbiologista da Universidade de São Paulo (USP) Luiz Gustavo de Almeida. Ele lembrou que, durante a campanha de vacinação contra a gripe em março do ano passado, já em plena pandemia do novo coronavírus, os brasileiros vacinavam até um milhão de pessoas por dia.

Atualmente, a média de imunizações diárias é de um quinto disso, cerca de 200 mil pessoas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

PIB do Brasil de 2020 cai 4,1% ante 2019, revela IBGE

No quarto trimestre de 2020, o PIB cresceu 3,2% em relação ao trimestre imediatamente anterior Por Daniela Amorim, Denise Luna e Vinicius Neder (AE) O Produto...

Vendas de imóveis crescem 26,1% em 2020, diz Abrainc; lançamentos sobem 1,1%

O número de unidades lançadas totalizou 113 191 imóveis novos, superando em 1,1% a marca de 2019 Por Circe Bonatelli (AE) As vendas de imóveis novos...

Embaixador diz que Reino Unido continua apoiando entrada do Brasil na OCDE

Wilson afirmou que o Reino Unido continua apoiando o processo de entrada do Brasil na organização Por Amanda Pupo (AE) O embaixador do Reino Unido no...

Diesel ao consumidor sobe 11,2% em fevereiro, diz ANP; gasolina avança 8,4%

O combustível teve na segunda-feira o quinto reajuste anunciado nas refinarias, desta vez da ordem de 4,8% Por Denise Luna (AE) O diesel ficou 11,2% mais...

Política para vacina contra covid é a política econômica mais importante, diz FMI

As mutações da covid-19 estarão por aí enquanto não vacinarmos todos em toda parte Por Gabriel Bueno da Costa (AE) A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional...

China avalia aperto na política monetária após conseguir controlar covid

Alguns países desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos têm adotado políticas monetárias muito relaxadas para estabilizar suas economias, mas isso tem produzido efeitos...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!