24.4 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

Paulo César Baruk – A graça “Multiforme” de Deus

O cantor, músico e compositor Paulo Cesar Baruk esbanja criatividade, ritmos e sons no seu mais recente álbum, “Multiforme”. O CD tem sido muito bem avaliado pelo mercado, tal conceito já lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino no ano passado. Baruk esteve no Espírito Santo para participar, pela primeira vez, do Jesus Vida Verão 2011. Na oportunidade, ele conversou com a Revista Comunhão e relatou um pouco a sua trajetória e sua carreira.

Baruk ao longo de sua trajetória tem conquistado cada vez mais admiradores. São pessoas que se identificam com a alegria e a musicalidade desse adorador, que começou na música ainda adolescente e, aos 18 anos, já gravava em estúdio, fazendo backing vocal em vários CDs evangélicos e seculares. Porém, Baruk admitiu que cantar não era, em princípio, aquilo que sonhava para a sua vida, mas Deus foi providenciando as circunstâncias para que seu ministério fosse surgindo.

“Comecei a cantar numa banda local da minha igreja que tinha o intuito de servir localmente com cantos congregacionais. Sempre me imaginei como músico acompanhante, mas um dia o vocalista dessa banda resolveu sair e, numa dessas apresentações, Deus colocou o desejo de compartilhar a experiência que eu estava vivendo e daí surgiu o um ministério abençoador e as oportunidades foram surgindo. Na época, fui para o vocal contrariado, mas logo percebi que esse era um propósito de Deus. Fui me acostumando com a ideia e ainda hoje tem sido um desafio”, declarou.

“Multiforme”, o nono CD da carreira de Paulo César Baruk, apresenta um Evangelho plural e um Deus de criatividade ilimitada, que se dispõe a alcançar pessoas diferentes de maneiras diferentes. Ele explica que essa ideia pode ser conferida nas composições variadas do álbum. “Tentei apresentar no disco uma forma de Deus alcançar o coração do homem. Por isso, me inspiro na graça ‘Multiforme’ pelas multimaneiras de Deus interagir com a criação e pela multiforme graça de Deus”, acentuou.

- Continua após a publicidade -

Ao todo são 14 canções, algumas assinadas pelo próprio Baruk e outras em parceria com outros compositores. A música de trabalho é “O Meu Querer” cujo clipe foi lançado neste ano. Mas a boa surpresa deste álbum ficou por conta da música “Deus está”, escrita por Thiago Grulha. A canção é acompanhada pelo violăo e o bandolim de Adson Sodré e conta com as participaçőes de Ton Carfi, Hygor Junker e Samuel Mizrahy, que formam um quarteto harmonioso.

Baruk qualifica “Multiforme” como um CD incomum, pois da escolha das músicas até a finalização do álbum foram um ano e meio de trabalho e dedicação. “Fui fazendo-o sem pressa, sem ter prazo para o lançamento. Geralmente, os álbuns são lançados mais rápido, mas como se trata de um trabalho que tem um conceito e uma mensagem específica foi necessário demorar um pouco mais”, disse o cantor, que assina toda a produção do disco.

Um Baruk “multiforme”: cantor e produtor
E por falar em produção, Baruk hoje é considerado um dos maiores produtores musicais da atualidade. Sua produtora, a Salluz Produções, tem em seu casting, referências musicais como Coral Resgate, Elizeu Costa, Jeanne Mascarenhas, Leila Francieli, Queila Martins, Rebeca Nemer (esposa de Baruk), Rodrigo Mozart, Samuel Mizrahy e Thiago Grulha.

Baruk tem o privilégio de viver do seu ministério. Mas ele frisa que viver de música gospel nos dias de hoje não é fácil. “Viver num mundo tão cinzento é um desafio e para a gente que vive de música é um milagre testemunhar a misericórdia de Deus todos os dias. Não sou rico, mas tenho vivido muito bem daquilo que Ele tem trazido para minha vida. Deus tem me suprido e isso resume tudo.”

O cantor destaca que tem se esforçado para fazer o melhor para Deus e para a audição das pessoas. “O papel da música cristã, assim como o do músico cristão, é dizer a verdade. Em primeiro lugar, é ter em seu conteúdo e nas suas composições a verdade de Jesus. Passo uma mensagem às pessoas de encorajamento para que elas não se acomodem naquilo que estão fazendo e busquem realmente apresentar o seu melhor para Deus, pois Ele tem dado condições para que as pessoas invistam na manutenção do Reino do Senhor”, finalizou.

Quanto aos projetos para 2011, Baruk ressaltou que está na produção, neste primeiro semestre, do CD da cantora Lislane, do álbum de Cristina Mel – uma produção em parceria com Emerson Pinheiro – e do mais novo trabalho da Comunidade da Zona Sul, todos para o grupo MK.

Discografia
CD
Algo Mais (1997)
Em Tua Presença (1999)
Quanto amor (2001)
Diferente (2003)
Elétro Acústico I (2005)
Dependente (2007)
Elétro Acústico 2 (2007)
Piano e Voz, Amigos e Pertences (2009)
Multiforme (2010)
DVD
Louvor Elétro Acústico (2005)
Louvor Elétro Acústico 2 (2008)

Contato

(11) 2093-4122
Twitter: twitter.com/pcbaruk
Site: www.baruk.com.br
Myspace: www.myspace.com/pcbaruk
Blog: www.baruk.com.br/blog/

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima Matéria
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -