27.1 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Paternidade: um nobre desafio para abençoar gerações

Pastor Emerson Mafessoni, líder da Escola de Homens. Foto: Reprodução.

O pastor Emerson Mafessoni, presidente da Escola de Homens, em entrevista destacou a importância da figura paterna no ambiente familiar

Por Victor Rodrigues

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado neste segundo domingo de agosto. Durante este dia, acontece diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares por todo o país.

Com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.

Para destacar a importância da data, o pastor Emerson Mafessoni, que é Pastor da ADNV Morada, psicanalista, escritor, terapeuta familiar e líder do Escola de Homens, destacou a importância do papel do pai no ambiente familiar. 

- Continua após a publicidade -

Em entrevista para a Comunhão, ele disse que a “paternidade veio para completar o homem. Pois o homem sem filho é um homem incompleto”. Confira uma análise sobre a importância do papel masculino na família. 

Comunhão – Como a figura paterna influencia no comportamento de um filho?

Emerson Mafessoni – O homem como um todo tem a capacidade de dar e receber amor, é um sujeito acessível ao afeto e ao carinho. Pois a paternidade na essência desempenha a figura do outro não igual na relação perante os filhos. Literalmente, a importãncia de uma mãe vai até os cinco e seis anos de idade. Logo depois, é o pai que vai cortar esse cordão umbilical, pois é função dele apresentar os filhos para a vida. Ordem, limite, direção, segurança, provisão, identidade sexual, tudo isso é atrelado a figura dele.

Muito se fala sobre a figura de Deus como Pai. Um exemplo Bíblico? 

Não existe nada mais poderoso do que o amor e o afeto, instrumentos poderosos para gerar vínculo. A primeira coisa que o pai fez quando o filho pródigo voltou para a casa foi dar sinais da sua paternidade, ou seja, o recebeu com abraço e com beijo, mandou colocar uma roupa nova, um anel novo, uma sandália nova, então assim também o amor de Deus tem o poder de estancar toda a rejeição.

A única pessoa que pode estancar e curar essa sequela da orfandade paterna é a pessoa de Jesus, que vai nos perdoar, nos acolher e nos dar o Espírito Santo com o selo da promessa. É esse Espírito que vai testificar a nosso espírito que agora nós somos filhos de Deus. E agora na condição de filhos de Deus, esse Espírito vai testificar a cada dia que temos um pai, que me aceitou, me perdoou e está disposto a curar as minhas feridas.  

Paternidade: um nobre desafio para abençoar gerações
Pastor Emerson Mafessoni, líder da Escola de Homens. Foto: Reprodução.
Conselhos sobre paternidade. Quais? 

O pai é responsável por gerar no coração dos filhos a figura de Deus pai. E a mãe comunica a pessoa do Espírito Santo. Sou casado há 29 anos e sou pai de um casal de filhos, de um homem de 20 anos estudante de medicina, e de uma menina de 13 anos. Nós sabemos que não está fácil para ninguém. Então, cada pai deve valorizar um momento de qualidade com os seus filhos porque a presença vem antes dos presentes.     

Por outro lado, é muito importante não repetir o mesmo ciclo de ferida emocional, de abandono, de maus tratos, de violência doméstica, que esse homem por ventura possa ter vivenciado. Além disso, é imprescindível para esse homem, que possa carregar alguma ferida paterna, liberar o caminho do perdão. Logo, buscar cura para sua alma. Assim também é importante entender que os filhos estão sob sua responsabilidade e que são dávidas de Deus, e assim revelar Deus para a próxima geração. 

Como despertar a sociedade para a importância da figura do pai? 

Esse é o trabalho que desenvolvo na Escola de Homens. Em primeiro lugar chamando os homens a responsabilidade, pois eles têm uma função, um papel, uma missão e responsabilidades tremendas. A sociedade moderna persegue a figura masculina e da mesma forma menospreza a figura paterna. Então devemos resgatar o papel masculino e principalmente o papel da responsabilidade paterna.

O Brasil apresenta 22 milhões de mães solteiras e sete milhões que não tem na sua identidade o nome do pai. Por outro lado, 95% dos presos brasileiros são homens, a maioria esmagadora com problemas ligados a figura paterna. Da mesma forma, 73% dos casos de delinquência juvenil no Brasil estão correlacionados com um menino criado sem a figura de um pai. Assim, uma menina criada sem a figura de um pai tem o dobro de chance de se divorciar e cinco vezes mais de perder a virgindade na pré-adolescência.

Quais características de uma paternidade saudável? 

Muitas vezes o indivíduo não consegue demonstrar amor através de toque ou do abraço porque ele não foi criado dessa maneira. Por outro lado, uma das formas que ele tem de demonstrar amor é trabalhar até 14 horas por dia e não deixar faltar nada dentro de casa.

Por isso existe o ministério da Escola de Homens, para nós quebrarmos alguns tabus e ensinarmos um padrão bíblico de paternidade e desenvolvermos esses homens para exercerem esse nível de paternidade que nos é exigido. Homens de verdade abraçam, beijam, vivem tempo de qualidade.

Nas minhas conferências eu sempre trago questões doutrinárias, culturais, biológicas, fisiológicas e hormonais. Esse homem precisa ter na consciência de que ele é o tipo e arquétipo que essa menina vai levar para o resto da vida, e o menino vai ter na figura do pai, o padrão de masculinidade.

Antes de tudo, a masculinidade é concedida e não concebida. E conceder é passar algo de um para o outro através do tempo de convivência. Pois o que vai marcar o sistema de crença dos filhos, não é aquilo que os pais falam mas o que eles vêem os pais fazendo.   

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -