27.9 C
Vitória
domingo, 17 janeiro 2021

Como a Igreja deve acompanhar os enlutados?

Pergunta enviada pelo leitor

Um dos grandes desafios da vida é superar as perdas, principalmente a maior de todas, que é perder nossos entes amados. Porém uma das grandes promessas da Bíblia é saber que os mortos ressuscitarão um dia (1 Ts. 4:13-17). Assim, a Igreja tem a grande oportunidade de confortar e motivar os enlutados a prosseguirem sua jornada sem deixar que as emoções negativas cresçam a ponto de favorecer o desenvolvimento de doenças emocionais. No entanto, o acompanhamento atento se faz necessário em todos os sentidos, como o suporte de líderes religiosos preparados, como o pastor, psicólogos e obreiros que saibam ter tato e carinho para mostrar que, nessa vida, não estamos sozinhos, principalmente na hora da dor.

A finalidade de uma comunidade de amigos e “irmãos de fé” se faz por meio de afeto e amparo. E, nesse momento de luto, a Igreja (irmãos)  pode exercer uma força que só o amor possui, que é suprir a maior necessidade humana: o anseio de ser amado, protegido e amparado.

Quando se percebe também que a emoção de tristeza não está passando e a pessoa enlutada não consegue se erguer e recuperar a vontade de viver, e o caso evolui para depressão, é necessário o acompanhamento clínico de profissionais habilitados. Isso não demonstra falta de fé e sim de que Jesus usa os métodos científicos para curar e restaurar também. Lembremo-nos da promessa eterna de Apocalipse 21:4: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Justin Bieber quer se tornar ministro da Hillsong

Artista pretende está estudando para se tornar ministro em uma das maiores igrejas evangélicas do mundo, a Hillsong 

Entidades pedem afastamento do arcebispo de Belém

O Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira, alvo de investigações por suposto abuso sexual contra seminaristas

Blitz do amor em Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de promover o amor de Cristo, o conselho Missionário de uma igreja em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, resolveu fazer a Blitz do amor. Saiba mais!

Agressores de igreja vão a julgamento no Sudão

Pela primeira vez na história do Sudão, pessoas estão sendo julgados por atacar uma igreja. Saiba mais!

Wilson Witzel é batizado em igreja evangélica

O batismo ocorreu um dia antes de Witzel protocolar sua defesa no tribunal misto, que julga o processo de impeachment dele. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!