23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

“Alma cansada”, diz pastor que pediu afastamento de igreja

Rev. Howard-John Wesley, pastor sênior da histórica Igreja Batista Alfred Street, em Alexandria, Virginia, EUA. Foto: Reprodução

Pastor Howard-John Wesley, de uma igreja histórica nos EUA, anunciou afastamento do ministério pastoral por se sentir longe de Deus

O Rev. Howard-John Wesley, pastor sênior da histórica Igreja Batista de Alfred Street, em Alexandria, Virgínia(EUA), surpreendeu sua congregação no início deste mês com o anúncio de seu afastamento de seu ministério por uma temporada.

A justificativa do pastor à igreja é porque ele se sente longe de Deus, cansado de sua alma e precisava se recuperar mental e fisicamente. “De 1º de janeiro de 2020 a 1º de abril, estou me afastando de todas as responsabilidades que tenho como pastor”, anunciou Wesley em sua pregação, em 1º de dezembro.

“Você não pode derramar um copo vazio. É muito perigoso para o seu pastor estar vazio ”, disse ele aos congregantes. “Eu preciso cuidar de mim. Estou cansado. E eu estou cansado de uma maneira que uma noite de sono não vai consertar. Estou cansado em minha alma.

O valor do descanso

A igreja que Wesley lidera tem 10 mil membros. E tem 216 anos de história. Ele está no pastoreio da intituição desde 2008. Em sua última pregação, antes de fazer o anúncio formal de seu afastamento, o pastor pregou sobre o valor do descanso.

- Continua após a publicidade -

No pregação, ele observou como são comuns os sabáticos pastorais nas igrejas brancas. Enquanto aponta o quão raro era nas igrejas negras. Argumentou que muitos pastores negros não fazem uso sabático porque temem que o atendimento possa cair e afetar os resultados finais. Ou a igreja pode funcionar muito bem sem eles.

Para Wesley, descansar é um requisito bíblico para a santidade, por isso o afastamento. E que a ocupação, que se tornou um símbolo de status do nosso tempo, não honra a Deus.

“Na tentativa de bloquear sua santidade, o inimigo quer remover o descanso de sua vida e empurrá-lo de volta à escravidão. E aqui está o maior engano do diabo: convencê-lo de que quanto mais ocupado você é, mais importante é. Que quanto mais você precisa fazer, mais alto está na cadeia alimentar. Que se você está trabalhando até os ossos de alguma forma, está glorificando a Deus. E Deus diz que você não está sendo santo se não sabe descansar.

E a palavra para alguém hoje é que, se você realmente quer ser santo, precisa aprender a descansar. Não sei para quem estou pregando aqui, mas não deixe dias de férias em cima da mesa. Não deixe a tomada de força na mão de alguém! Você toma todos os dias de saúde mental que eles lhe deram. É ímpio não usar todas as suas férias”, disse ele para a sua congregação. Fui vítima do truque satânico de que a ocupação honra a Deus”, disse ele.

Dificuldade

Wesley também falou da dificuldade do pastoreio antes de aprofundar sua necessidade de um período sabático.

“Um dos maiores erros de pastorear é pensar que, porque você trabalha para Deus, está perto de Deus. Que você permita que seu trabalho se misture com sua adoração, e eu me sinto tão distante de Deus. Eu me sinto como Jacó quando Deus lutou com ele. Estou lutando com Deus com alguns problemas agora. E Deus pega Jacó porque Deus quer mudar a natureza de Jacó. Mas ele tem que colocar Jacó em uma luta sozinho, para que Jacó se renda e então o Senhor possa quebrá-lo e então sua caminhada será alterada. Às vezes Deus o envolve em uma luta para que Deus possa removê-lo das pessoas para ensiná-lo a se render, para que Deus possa quebrar algumas coisas e fazer você andar de maneira diferente”

Ele acredita que o chamado para descansar está vindo de Deus. “O Senhor está me afastando porque estou nessa luta e não me rendo. E o Senhor está tentando me mudar. Só preciso andar de maneira diferente e, para fazer isso, tenho que me afastar. Eu ouço o Senhor dizendo ‘fique quieto’. Então, eu estou indo para um período sabático. A menos que o Senhor fale comigo de forma diferente, não vou morrer neste púlpito”, concluiu.

*Da Redação, Com informações de Christian Post


leia mais

Fé sem templo: o que afasta os cristãos das igrejas?
Crentes que decepcionam

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -