A obra traz versos rimados sobre questões contemporâneas, como ansiedade, depressão, opressão social, preconceito, autismo, adoção e padrões viciosos
Por Cristiano Stefenoni
Um devocional em formato de salmos modernos, narrados em poesia de cordel. Essa é a proposta da nova obra do premiado escritor, mestre cordelista e ilustrador, pastor Fábio Sombra. “NoviSalmos – Novos salmos para novos tempos” (Editora Rocco) traz versos rimados sobre questões do mundo atual, como ansiedade e depressão, opressão social, preconceito, autismo, adoção e padrões viciosos.
Além, é claro, de louvores sobre amor, gratidão, esperança, família, trabalho, saúde, entre outros assuntos do cotidiano. Cada poema acompanha um comentário do autor e, ao final, há um glossário com dez curiosidades sobre os 150 salmos originais da Bíblia. Pesquisador da cultura popular brasileira, com uma carreira consolidada na literatura nacional, Fábio Sombra transforma a tradição bíblica em um testemunho poético sobre resiliência.
A obra foi escrita em 2024, quando o pastor Fábio teve o seu pé direito amputado e perdeu parte significativa da visão, após ficar quase um mês internado em estado grave. Na cama do hospital, apenas com um tablet em mãos, ele se inspirou na própria recuperação para escrever um novo olhar sobre o papel da fé em momentos difíceis. Um dos trechos da obra diz:
“Que a doença não impeça
Que nas horas de aflição,
De fraqueza e enfermidade,
Desconforto e privação
Nunca eu perca a fé profunda
Que preenche, ocupa e inunda
Minha alma de cristão”.
(NoviSalmos, salmo “Recobrar a saúde, p.30)
Ficha técnica
Título: NoviSalmos – Novos salmos para novos tempos
Autor: Fábio Sombra
Editora: Rocco (selo cristão)
Edição: 1ª/2025
Gênero: Devocional; literatura em cordel
Número de páginas: 208
Preço: R$ 69,90
Sobre o autor
Fábio Sombra é escritor e ilustrador, com 47 obras publicadas e mais de meio milhão de exemplares vendidos no Brasil. Recebeu por duas vezes o prêmio de altamente recomendável para o jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, e se apresentou em festivais e eventos literários no Brasil, Inglaterra, Portugal e França. Trabalhou, também, nas áreas de turismo nacional e internacional, sendo listado pela revista inglesa de viagens Condé Nast Traveler como um dos 50 profissionais de turismo “que todo viajante deveria conhecer”. Nasceu em 1965 e vive até os dias de hoje na cidade do Rio de Janeiro.

